Com o show de David Gilmour nesta quarta-feira, na Arena do Grêmio, as duas mentes criativas do Pink Floyd terão se apresentado em Porto Alegre. Waters passou pela Capital em duas ocasiões, com um show no Estádio Olímpico, em 2002, e outro no Beira-Rio, em 2012. Gilmour visita o Brasil pela primeira vez.
Os fãs do Pink Floyd ressaltam as particularidades de cada um destes grandes artistas. Waters ganhou a fama de ser mais centralizador e de ter canalizado ao longo de sua trajetória no Pink Floyd – em discos como The Wall e The Final Cut – seus traumas pessoais e familiares. Gilmour é visto como um sujeito solar, agregador e com maior versatilidade musical, visto que os trabalhos de sua carreira solo alcançam maior projeção do que os álbuns conceituais lançados por Waters. Ambos são engajados em causas sociais, humanitárias e ambientais.
Após um período de tensão que levou Waters a deixar o Pink Floyd – que Gilmour liderou em dois discos e turnês mundiais – e do litígio envolvendo a continuidade do grupo, os dois mantêm relações diplomáticas. Dividem o palco apenas por um boa causa. Trabalhar juntos novamente não está no horizonte de nenhum dos dois.
David Gilmour é um gigante que não vive só do passado
Como será o show de David Gilmour na Arena
ZH publica especial de 12 páginas nesta quarta
Waters e Gilmour em Porto Alegre
Roger Waters – In The Flesh
Estádio Olímpico, antiga casa do Grêmio, dia 12 de março de 2002.
Waters veio pela primeira vez ao Brasil com a turnê In The Flesh, apresentando um repertório formado por canções de diferentes fases Pink Floyd com sua participação e faixas de seus discos solo. E espetáculo visual contou com um telão que exibia cenas do filme The Wall e a potencia musical foi reforçada por caixas desom espalhadas pelo gramado do estádio.
Roger Waters – The Wall Live
Beira-Rio, dia 25 de março de 2012, antes das reformas do estádio para a Copa do Mundo de 2014.
Em sua quarta vinda ao Brasil, e pela segunda vez em Porto Alegre, Waters tocou na íntegra o álbum duplo do Pink Floyd The Wall (1979), em um espetáculo de grande impacto sonoro e visual. Durante o show um gigantesco muro foi erguido e derrubado no gramado do estádio. Waters teve como convidadas na palco crianças do projeto Canta Brasil, no coro de Another Brick in the Wall Part 2, e fez uma homenagem a Jean Charles de Menezes, brasileiro morto pela polícia no metrô de Londres em 2005.
David Gilmour – Rattle that Lock
Arena do Grêmio, dia 16 dezembro de 2015.
Em sua primeira turnê pelo Brasil, David Gilmour apresenta o show de seu quarto disco, Rattle that Lock, lançado em 2015. No repertório, faixas clássicas do Pink Floyd e canções da carreira solo.