Fazia tempo que Zélia Duncan estava cercando o samba. Depois de estudar as obras de Itamar Assumpção no disco Zélia Duncan Canta Itamar Assumpção - Tudo Esclarecido (2013) e de Luiz Tatit no show e DVD Totatiando (2014), a cantora e compositora enfim lança um álbum inteiramente dedicado ao gênero. Antes do Mundo Acabar reúne 14 sambas, sendo nove deles inéditos, a quase totalidade parcerias da intérprete com Pedro Luís, Ana Costa, Bia Paes Leme, Zeca Baleiro, Arlindo Cruz e Xande de Pilares - que assina três faixas com Zélia.
O CD inclui ainda Por Água Abaixo, composta por Pretinho da Serrinha, Leandro Fab e Fred Camacho especialmente para o projeto, e quatro ótimos sambas de bambas: Por que Você Não me Convida Agora (Riachão), Pintou um Bode (Paulinho da Viola), Em Cada Canto uma Esperança (Dona Ivone Lara e Delcio Carvalho) e Vida da Minha Vida (Moacyr Luz). Apenas na versão digital, o álbum traz uma faixa extra: o clássico Juízo Final, de Nelson Cavaquinho e Elcio Soares.
Em novo álbum, Ian Ramil mostra maturidade e apuro
Com produção musical de Bia Paes Leme e arranjos do violonista Marco Pereira, Antes do Mundo Acabar nasceu da vontade de Zélia produzir um trabalho só com sambas - mas a ideia original não era necessariamente compor e registrar músicas novas. Um pouco na linha do disco Eu me Transformo (2004), em que a artista niteroiense fazia uma homenagem a suas cantoras e compositores favoritos, Zélia e Bia realizaram um levantamento com cerca de 30 temas. O trabalho tomou outro rumo, porém, depois que Zélia mostrou o samba Pra quem Sabe Amar, parceria com a cantora, compositora e violonista Ana Costa - e, a partir daí, o tributo virou disco de inéditas. Antes do Mundo Acabar foi gravado por um núcleo instrumental camerístico integrado basicamente por apenas três músicos: Marco Pereira nos violões, Thiago da Serrinha em todos os instrumentos de percussão e, alternando-se na terceira posição, Webster Santos (violão de náilon, violão de aço, viola e cavaquinho) e Luís Barcelos (bandolim e cavaquinho). Algumas faixas contaram ainda com o acréscimo de Gabriel Grossi (gaita) e Rogério Caetano (violão de sete cordas).
Zélia passeia no álbum pelas diferentes embocaduras do mais característico dos ritmos brasileiros. Há desde o samba de roda em Dormiu, mas Acordou, parceria com Arlindo Cruz - ao lado de quem Zélia apresentou-se recentemente em Porto Alegre, no show do Prêmio da Música Brasileira em homenagem a Maria Bethânia -, até o samba reflexivo e melancólico na linda faixa-título, escrita com Zeca Baleiro, mas que poderia ser assinada por Nelson Cavaquinho ou Paulinho da Viola ("Quero ser a última pele que você tocou / O amor, bomba relógio que você não desarmou / Olha pra mim, faz tempo / Faz tempo que o mundo acabou"). Tem até samba-protesto - a letra de No Meu País, uma das composições divididas com Xande de Pilares, cutuca: "O meu país tá precisando se resolver / Se vai olhar pro futuro ou envelhecer".
Com 34 anos de carreira e 25 desde a estreia fonográfica, Zélia Duncan reafirma em Antes do Mundo Acabar que sabe colocar sua bela voz de contralto a serviço dos mais variados estilos e repertórios musicais.
ENTREVISTA
Você circula muito à vontade no mundo do samba nesse disco. Por que só agora decidiu gravar um álbum inteiro dedicado ao gênero? Você não se sentia sambista o suficiente antes?
Ninguém se torna sambista. Quem observar um pouco verá que sempre estive perto, sempre participei de muitos projetos de samba e me senti feliz e à vontade. Apenas segui minha intuição, depois de alguns fatos e parcerias, senti que era agora.
O trabalho inclui parcerias suas com grandes nomes do samba atual. Como nasceram essas músicas com compositores como Xande de Pilares e Arlindo Cruz?
Na turnê do Prêmio da Música Brasileira, me aproximei de Arlindo, ficamos amigos. O Xande é mais recente, mas é paixão, já fizemos várias músicas. Três delas foram registradas no álbum.
A faixa Antes do Mundo Acabar, escrita com Zeca Baleiro, ecoa Paulinho da Viola. Já outras músicas às vezes lembram Cartola e Nelson Cavaquinho. Quais são os mestres do samba que influenciaram seu trabalho?
Você já disse três! Inclua Martinho, Candeia, Alcione, Beth Carvalho, Wilson Moreira e muito mais!
Leia mais notícias sobre música
Comente, por favor, a respeito da produção musical de Bia Paes Leme e dos arranjos de Marco Pereira, que vão do partido alto à canção delicada, sem perder a unidade sonora acústica e elegante.
Bia sabe tudo de samba e bom gosto, fora o fato de me conhecer muito. Produziu um álbum meu fundamental, Eu Me Transformo em Outras (lançado em 2004). Marco tocava naquele trabalho e neste imprimiu seu belo violão e melodias finas. Ambos são companheiros meus, nos entendemos, gostamos e queríamos
o clima de raiz.
Você pretende sair em turnê com esse disco? Sabe se já há algum show previsto em Porto Alegre?
Ano que vem certamente aporto por aí, cidade que adoro e onde sempre sou feliz.
ANTES DO MUNDO ACABAR
De Zélia Duncan
MPB, Biscoito Fino, 14 faixas, R$ 29,90 (CD) e disponível nos canais de streaming.
Cotação: 4