Clássicos do rock brasileiro em roupagem... clássica. Essa é a proposta da nova edição do projeto Concertos Populares, que a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta nesta sexta-feira à noite no Auditório Araújo Vianna.
O show, bolado e regido pelo maestro Tiago Flores, segue o modelo dos espetáculos anteriores, quando a orquestra executou hits do rock internacional e do rock gaúcho. Agora, o time do maestro irá revirar a linha do tempo do BRock, cobrindo dos anos 1960 aos 80.
- A ideia era compor um repertório com alguns dos grupos e cantores mais representativos do nosso rock e canções que casassem com arranjos de orquestra - explica Flores. - Também queríamos músicas de estilos diferentes, que oferecessem um contraste durante o show.
Para dar voz a músicas do quilate de Sociedade Alternativa (Raul Seixas), Exagerado (Cazuza) e Lanterna dos Afogados (Paralamas do Sucesso), foram convidados os vocalistas Nasi (Ira!) e Fabricio Beck (Vera Loca) e a cantora Izmália. Cada um interpretará cinco faixas, escolhidas por eles próprios após uma pré-seleção feita pela orquestra. Nasi é dos mais empolgados. Em entrevista por telefone, ele revela que é a primeira vez que cantará ao vivo o clássico Canalha, de Walter Franco - de quem o Ira! já havia regravado Feito Gente, no álbum Invisível DJ (2007).
- Canalha faz parte da minha memória musical, e eu adoro o Walter Franco, cheguei a assistir a um dos festivais em que ele participou, ali pelos anos 1970 - conta Nasi. - Ele é um tropicalista paulistano com um pezinho no rock, muito interessante.
No repertório de Nasi, ainda estão o próprio Ira!, Raul Seixas e Legião Urbana. Nada que ele não conheça, mas que, mesmo assim, considera como uma experiência fora da curva em sua carreira.
- Eu já toquei com a Orquestra Sinfônica de Limeira, mas foi junto com a banda. Este formato, puramente lírico, é bem diferente para mim, que estou há 35 anos cantando no formato rock - diz. - Mas sabe que estou feliz em participar desse projeto porque percebi que, mesmo depois de tanto tempo, esse macaco velho ainda pode aprender truques novos (risos).
Orquestra de Câmara da Ulbra
Quando: nesta sexta-feira, às 21h.
Classificação: livre.
Onde: Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685).
O espetáculo: a orquestra irá executar canções emblemáticas do rock brasileiro, como Será (Legião Urbana), O Vira (Secos & Molhados) e Toda Forma de Amor (Lulu Santos) com a participação de vocalistas convidados.
Ingresso: R$ 30. Desconto de 50% para estudantes e idosos.
Pontos de venda: bilheteria do Teatro do Bourbon Country, site ingressorapido.com.br, call center