Uma das mais celebradas bandas gaúchas da última década, a Pública estava afastada de seu público - tanto fisicamente, já que boa parte do grupo mora no eixo Rio-São Paulo, quanto musicalmente, já que não havia um lançamento inédito dos guris desde 2011, quando saiu Canções de Guerra.
Depois de quatro anos, eles voltam com Por que é tão Difícil Esquecer?, disponibilizada nesta sexta na internet, primeira faixa de Despedida, quarto disco da banda, que deve ser lançado oficialmente nas próximas semanas.
- A música e o álbum falam sobre um período muito difícil em São Paulo, em 2012. Certamente foi o momento mais triste que eu passei, então peguei um violão e, em um mês, fiz esse disco - conta o vocalista Pedro Metz.
Para a gravação de Despedida, a formação da Pública mudou. O ex-guitarrista Guri Assis Brasil saiu em carreira solo, com a qual lançou o disco Quando Calou-se a Multidão, em 2013. Mudaram também as pretensões da banda: agora são menos megalomaníacas, avalia o vocalista.
- Comecei a questionar a necessidade de "dar certo". Eu estava muito satisfeito com o que havíamos conquistado e produzido, então resolvi me afastar um pouco da música, para voltar a amar fazer música.
Metz não quer pensar muito no futuro da Pública. Sem apresentações anunciadas, a banda pretende deixar que as coisas aconteçam naturalmente.
- É uma retomada despretensiosa, pura, sem grandes planos. Tiramos o peso de ser uma banda com algo a provar.