No lugar do vestido, bombacha com elastano. Ao invés de sapatilha, alpargata ou bota de montaria. Já o peão deixa a guaiaca em casa e vai de cinto com estampa uruguaia. Na cabeça, o chapéu dá lugar à boina para o lado. E a bombacha, amigo! Essa, com certeza, já não é mais a mesma!
Aline Linhares fala sobre os segredos de ser 1ª Prenda
São outros tempos. São outros gaúchos, mas as tradições sulistas seguem vivas, sim! E é isso que você vai ver na galeria de fotos abaixo: uma produção de moda recheada de referências gaudérias, no entanto, um pouco distantes do guasca tradicional.
Além de perpetuar os símbolos da cultura gaúcha, o dito "gaúcho da cidade" é a prova de que a moda também é feita de regionalismos e que conseguimos, sim, reconhecer nossos pares por meio das vestimentas.
Aprenda a fazer o nó ginete. Confira no passo a passo
Na opinião da pesquisadora Maria da Graça Portela Lisboa, coordenadora do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do Centro Universitário Franciscano (Unifra), essa transformação da indumentária gaúcha vai além de uma passagem de tempo. Conjectura uma reafirmação de identidade, acredita ela:
- Esses adornos, essa moda tem um apelo identitário significativo para a representação cultural. Esse novo modo de se vestir contribui, sim, para o fortalecimento da cultura gaúcha.
Fronteiras abertas
Muitas peças que fazem sucesso entre prendas e peões modernos seguem o estilo castelhano. Bombachas ajustadas, alpargatas em couro de porco, boinas de lã e por aí vai. Muito desses modelos vêm da fronteira e acabam assimilados por nós, gaúchos, justamente pela aproximação cultural que temos com nossos vizinhos uruguaios e argentinos.
- A bombacha e muitas outras peças que essa juventude usa nada mais são do que tradições de países vizinhos, e isso é bom. A tradição tem de ser o mais fiel possível ao antigo, tem de seguir esses passos, mas precisamos transitar e observar as transformações do tempo, com diálogo e não antipatia ou bairrismos - projeta Maria da Graça.
EXPEDIENTE
Produção: Michelle Teixeira
Fotos: Ronald Mendes
Modelos: Aline Gonçalves e Cristian Barcelos
Cabelo e beleza: Miuri Alexandre e Mirian Teixeira (55) 3222-7757
Locação: Estância do Minuano em Santa Maria
Lojas que participaram deste editorial: Armazém Criollo (55) 3026-4091, Aurora Pilchas (55) 3212-4545 ou 9633-1595 e SM Pilchas (55) 3212-8001