O Guri de Uruguaiana decidiu matear em terras bem distantes do pampa gaúcho: nos próximos dias, trocará o Rio Grande do Sul por cidades do nordeste. Pela primeira vez em turnê em outras regiões do país, o espetáculo de Jair Kobe vai passar por Recife, Natal e Fortaleza a partir de sexta-feira.
VÍDEO: Guri de Uruguaiana homenageia Nico Fagundes
Guri de Uruguaiana adere ao Dubsmash
Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana: "Falar do bairrismo é um bom negócio"
No último domingo, Kobe levou a montagem a São Paulo. A sessão quase esgotada marcou o início da sequência de apresentações fora do sul do país - antes, só havia passado por Santa Catarina e Paraná. A recepção do público acabou surpreendendo o artista.
- Tinha gente pilchada, com bandeira e chorando. Vieram pessoas do interior de São Paulo para ver o show. Achei que ia ser bacana, mas não tanto - conta o artista em entrevista a ZH por telefone.
Guri de Uruguaiana abre temporada com humoristas convidados em Porto Alegre
Guri de Uruguaiana faz homenagem a Porto Alegre no aniversário da cidade
"As Quatro Direções do Céu" é o grande vencedor do 10º Prêmio Braskem Em Cena
Nos próximos dias, o espetáculo passará por capitais nordestinas. Kobe admite que pode fazer pequenas adaptações: substituir uma palavra por outra de domínio nacional ou fazer alguma piada com um time local, por exemplo. Mas, na essência, a montagem segue a mesma.
- O texto vai ficar praticamente igual, pois é humorístico. Funciona da mesma forma. Eles não precisam conhecer o Canto Alegretense, já que as adaptações que faço são com melodias conhecidas. No fim, a piada todo mundo entende - explica.
Ano que vem, a ideia é fazer uma turnê ainda maior, contemplando também estados do centro-oeste. O artista pretende consolidar um público local por cada lugar onde passa - como já aconteceu no Paraná. Na estreia em São Paulo, mais de 70% da plateia era composta por gaúchos, o que deve se repetir nas demais cidades.
- Quem está fora da sua querência tem um sentimento ainda maior com as coisas da sua terra. Há saudade da cultura do lugar. É normal ter tanto gaúcho, mas, aos pouco, vamos mudando - diz.
Datas da turnê nacional com realização da Opus
2 de outubro, no Teatro RioMar Recife (Recife/PE)
3 de outubro, no Teatro Riachuelo (Natal/RN)
4 de outubro, no Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE)