Mudou o clima de Gramado - não literalmente, já que o calorão que tomou conta da cidade no último fim de semana parece não dar trégua, mas no que diz respeito à agitação noturna e à presença de turistas. No entorno do tapete vermelho do Festival de Cinema da cidade, o ambiente é de rave, com som alto e mesas repletas de garrafas de cerveja.
Para a grande maioria dos jovens turistas que se posicionam às mesas dos restaurantes e barzinhos que ladeiam a Rua Coberta, o cinema fica em segundo plano. Luciene Alves, por exemplo, pegou um avião em Fortaleza e desceu em Gramado. O motivo, ela responde:
- Vim só para isso. Sobre o Festival, não tenho nem como opinar. Eu vim por causa desse clima e das baladas - resume, apontando para os outros tantos jovens que apinham o entorno do Palácio dos Festivais, onde, daqui a menos de 24 horas, Gramado vai conhecer os vencedores dos Kikitos de 2015.
Leia mais Diários de Gramado
Filmes irregulares e o Coisa Ruim no Palácio
O figuraça do Festival
Os campeões do Gauchão
O abismo social no festival
Bons filmes e calorão na Serra
Acompanham Luciene meia dúzia de turistas, todos de Estados diferentes. Morador do Rio de Janeiro, Daniel Rodrigues, camiseta de marca e long neck na mão, não dá bola para o que acontece do lado de lá do tapete vermelho.
- O festival é detalhe - fala.
Gramado reúne filmes sobre poder e corrupção no Brasil
Jovens diretores gaúchos falam sobre a relevância do Festival de Gramado
Marília Pêra recebe Troféu Oscarito dos filhos e é aclamada em Gramado
De menos longe veio Gabrielle Veras. Também acompanhada de amigos, ela diz que, neste fim de semana, Gramado é uma das cidades mais atrativas do Brasil para quem gosta de fazer festa. Ela lista três ou quatro baladas para deixar claro seu ponto:
- Aqui tem as melhores festas. São festas de diversos lugares, inclusive de Floripa, que vêm para cá nesta época do ano.
Enquanto isso, na programação do Festival de Cinema, o penúltimo dia tem apresentação dos curtas Dá Licença de Contar, de São Paulo, e O Teto Sobre Nós, do Rio Grande do Sul, além dos longas La Salada, da Argentina, e Um Homem Só, do Rio de Janeiro. No sábado, às 21h, serão entregues os Kikitos aos vencedores do festival.