Pinçando três espetáculos de diferentes momentos de seus 12 anos de trajetória, a Cia. Teatrofídico realiza, a partir desta quinta-feira (9/7), uma mostra de repertório que inclui a mais recente peça, Cadarço de Sapato ou Ninguém Está Acima da Redenção (estreada em janeiro), Apareceu a Margarida (de 2008, com Renato Del Campão) e Eu, Pessoa e os Outros Eus (que remonta à criação do grupo, mas que já vinha sendo interpretada pelo ator Jairo Klein, em outro formato, desde antes).
Leia todas as notícias de Espetáculos
Para Eduardo Kraemer, que dirige os três trabalhos, a mostra aponta um movimento da companhia em direção a um teatro em que a corporeidade está cada vez mais presente. Cadarço de Sapato é uma reunião de trechos de peças da dramaturga britânica Sarah Kane sobre personagens em situações extremas de vida e morte. Apareceu a Margarida coloca em cena uma professora autoritária que se dirige aos espectadores como se fossem seus alunos, em uma metáfora da ditadura militar. Já Pessoa é um espetáculo lírico com poemas de Fernando Pessoa e seus heterônimos.
A mostra chega como uma prova de resistência do Teatrofídico, que teve de deixar, em abril, o espaço na Usina do Gasômetro que ocupou por uma década no projeto Usina das Artes.
- Nossa crítica ao processo é em relação a uma política pública que oferece espaço e ajuda de custo durante 10 anos e depois tira isso tudo sem diálogo. Soubemos pelo Diário Oficial - lamenta Kraemer.
Assista a um trecho do ensaio de Cadarço de Sapato:
PROGRAME-SE
Cadarço de Sapato ou Ninguém Está Acima da Redenção
Desta quinta-feira (9/7) a sábado (11/7), às 20h.
Apareceu a Margarida
De 16 a 18 de julho, às 20h.
Eu, Pessoa e os Outros Eus
Dias 24 e 25 de julho, às 20h.
Sempre no Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665), em Porto Alegre.
Ingressos: R$ 30. Desconto de 50% para sócio e acompanhante do Clube do Assinante e para idosos, estudantes e classe artística. À venda no local, uma hora antes de cada sessão. Acesse o site do Clube do Assinante.