Um cenário com linhas que se adéquam ao mundo imaginado por seus criadores. Movimentos de câmera que dão suavidade à história contada em ritmo frenético. Atuações embaladas por belas canções.
A primeira temporada de Amorteamo, série da Globo dividida em cinco capítulos, mostrou que de tempos em tempos surgem produtos feitos com esmero e criatividade na nossa televisão.
A trama de amores e desamores se passa no início do século 20, no Recife. Sofrimento e desejo de vingança fazem com que os mortos retornem, ponto central da fábula criada por Cláudio Paiva, Guel Arraes e Newton Moreno, com direção-geral de Flavia Lacerda.
Conheça as novidades da Netflix do mês de junho
Quatro séries de TV que foram canceladas precocemente
Não temos nada de tão inovador na produção. Mortos-vivos fazem parte da nossa literatura (o ótimo Incidente em Antares, de Érico Verissimo é uma prova) e do mundo das séries (o drama francês Les Revenants, que ganhará uma segunda temporada neste ano, apresentou um roteiro de primeira qualidade).
A estética com ares de Tim Burton - Marina Ruy Barbosa é a perfeita encarnação da Noiva Cadáver - também já foi visto em outras produções, como o remake de Meu Pedacinho de Chão, feito com um colorido de encher os olhos.
No entanto, misturar tudo isso com um toque genuinamente brasileiro não é tão fácil, e a cenógrafa Yurika Yamasaki nos presenteou com um atrativo a mais ao buscar no expressionismo alemão a beleza estética para fundir perfeitamente com o já lúdico encanto nordestino.
Crítica Game of Thrones 5X06/07: canções, abusos e tropeços
As melhores produções nacionais que assisti têm ligação com o Nordeste: desde os filmes Central do Brasil e O Alto da Compadecida, até as séries Amores Roubados e Hoje é Dia de Maria - esta última, em especial, guardando muitas semelhanças com Amorteamo.
E mais uma vez não saí decepcionado desta terra de sotaque tão diferente do nosso. Além das já mencionadas qualidades técnicas, temos atuações em sintonia com a história. O destaque fica com Letícia Sabatella e sua carga dramática, e Guta Stresser - a eterna Bebel de A Grande Família - como alívio cômico.
Uma produção que valeu cada segundo. Pena ter acabado com a batida cena de casamento.
Amorteamo
Drama
Globo, 5 episódios (primeira temporada)
Cotação (0-5): 4
Clique aqui e siga o Semana em Série ZH no Twitter