Discos de estreia, discos de retorno e discos para encerrar carreiras estão entre as promessas de 2015
Vem aí em 2015 na televisão
Vem aí em 2015 nos shows
Vem aí em 2015 nos festivais
Faith No More
Reunida em 2009 exclusivamente para matar a saudade dos fãs (e faturar um trocado), a banda de Mike Patton nunca indicou que lançaria qualquer tipo de material inédito. Mas eis que, em novembro do ano passado, liberaram um single, Motherfucker, e anunciaram, na sequência, que estão em estúdio gravando um novo álbum - o primeiro desde Album of the Year (1997). Ainda sem nome, deve sair no primeiro semestre.
Slayer, Metallica, Megadeth e Anthrax
Com exceção do Megadeth, que lançou disco em 2013, o Big Four está em débito com os fãs há um bom tempo. Mas, ao que tudo indica, cada um deles deverá entregar peças novas em 2015 - incluindo a banda de Dave Mustaine. Nenhum dos discos têm nome ou data para chegar ao mercado, mas todas as bandas afirmam estar em estúdio com os trabalhos avançados.
Björk
Sem lançar nada desde Biophilia (2011), a pequena notável deve voltar a testar os limites da música pop em 2015. Em uma mensagem na sua página no Facebook, a cantora se desculpou por não comparecer a um festival de cinema por estar gravando seu próximo disco - indicando, na sequência, que ele será lançado neste ano, mas sem precisar data. O produtor Alejandro Ghersi é um dos nomes confirmados.
Nei Lisboa
O músico deve gravar neste ano o CD e DVD ao vivo Telas, Tramas & Trapaças do Novo Mundo. Marcado para o dia 13 de junho, o espetáculo irá reunir uma formação de sete músicos, entre acompanhantes e convidados especiais, para registrar músicas inéditas e releituras de grandes sucessos da carreira de Nei. O lançamento é para o segundo semestre.
Madonna
A Rainha Mãe do pop prepara o lançamento do sucessor de MDNA (2012) para 10 de março. Uma amostra do potencial do novo trabalho foi dada no final do ano passado, quando a cantora liberou um EP com seis músicas. Intitulado Rebel Heart, o álbum deve apostar pesado no eletrônico e terá participações de Kanye West, Alicia Keys e Nicki Minaj. Polêmica ele já garantiu: para divulgar o trabalho, Madonna usou montagens de Nelson Mandela e Martin Luther King Jr. que não foram bem recebidas... E outras cantoras do pop também deverão lançar discos: Britney Spears, Christina Aguilera e Rihanna.
Coldplay
O sétimo álbum dos ingleses pode também ser o último. É o que indicou Chris Martin ao falar sobre A Head Full of Dreams (nome do vindouro disco do Coldplay) em dezembro do ano passado. Segundo ele, o trabalho seria algo como o fim de um ciclo. Ainda não há uma data de lançamento oficial.
Adele
Uma das promessas da música pop, Adele está afastada dos palcos e estúdios desde 2011, quando lançou o premiadíssimo 21. Mas rumores dão conta de que a cantora britânica não deve deixar passar 2015 em branco e já estaria nos EUA para gravar um novo trabalho.
Thiago Ramil
Depois de Ian, é a vez do primo Thiago debutar oficialmente. Sobrinho de Vitor, o músico foi contemplado pelo edital Natura Musical e deve estrear em disco neste ano. Pelo que Thiago já mostra por aí, pode-se esperar um trabalho que mistura influências de música regional com MPB e sonoridades experimentais.
Bob Dylan
O bardo homenageará Frank Sinatra em seu 36º disco de estúdio. Aguardado para o dia 2 de fevereiro, Shadows in the Night trará 10 canções famosas na voz dA Voz reinterpretadas por Dylan e sua banda. Entre as faixas estão Im a Fool to Want You, Autumn Leaves e Some Enchanted Evening. Será o sucessor de Tempest, lançado em 2012.
Discos
Vem aí em 2015: inéditas da Madonna, Dylan canta Sinatra e o Big Four se agita
Confira alguns dos álbuns que chegam neste ano e devem ser destaque
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: