A colheita da uva na Serra costuma começar só no fim de janeiro e seguir até março, mas as parreiras já estão cheias. Quem ganha são os turistas, que podem participar de atividades como a tradicional pisa das frutas, além de degustar vinhos e espumantes, provar da gastronomia típica e curtir atrações culturais. Confira a programação comemorativa em Garibaldi, Bento Gonçalves e Flores da Cunha.
Veraneio da Vindima - Garibaldi
O calendário de atividades começa hoje, com a abertura somente para convidados, e segue até 15 de março. Nas propriedades da região é possível participar da colheita de uvas, oficinas de geleias, almoços e jantares. Informações com a Secretaria de Turismo e Cultura, fone (54) 3462-8235.
Bento em Vindima e Vindima 2015 - Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos
-A largada da programação em Bento Gonçalves foi dada ontem, com a abertura do Bento em Vindima. O calendário de atrações vai até 15 de março, e 80 mil visitantes são esperados. Todos os sábados, é possível aproveitar a Festa da Vindima na Casa Valduga, o passeio de tuc-tuc na Vinícola Cainelli, piquenique da Vinhos Larentis, minicursos de degustação da Vinícola Aurora, pacotes promocionais nos hotéis e cardápios especiais nos restaurantes. Em 6 de março, duas ruas da cidade serão fechadas e mais de 30 restaurantes servirão pratos ao ar livre no chamado Jantar sob as Estrelas. No dia 31, é a vez da grande festa de abertura da vindima do Vale dos Vinhedos, a partir das 18h, no Hotel Villa Michelon. Visitantes podem participar da colheita conduzida pelas soberanas do Vale ao pôr do sol seguida pelo amassamento das frutas e pela bênção dos vinhedos. Por R$ 40, é possível desfrutar do filó italiano com mesa farta, shows e jogos típicos. Informações no site valedosvinhedos.com.br e reservas pelo telefone (54) 2102 -1800.
Fenavindima - Flores da Cunha
A 13ª Fenavindima ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março, de quintas a domingos, no Parque da Vindima Eloy Kunz. Com o tema "Vinho para brindar, festa para celebrar", a festa enaltece atividades ao redor da mesa com almoços, jantares, jogos de bodega, encontros, canto e dança. Nos finais de semana, serão realizados desfiles de carros alegóricos na Rua Borges de Medeiros.