Em meio aos corredores abarrotados da Feira, na tarde desta terça uma grande movimentação se destaca. São os alunos da primeira série do ensino fundamental do Colégio La Salle Dores que estão lançando seu livro de contos: Histórias Divertidas de Pequenos Escritores.
"O projeto é um forma de estimular a leitura e a escrita", conta a diretora da escola, Fabiane Franciscone, que explica que tudo começou com a leitura do livro Senhor Alfabeto, de Almir Piedade. "A partir disso, as crianças construíram bonecos inspirados no livro, os quais levaram pra casa e construíram histórias em cima dele". Após o processo de alfabetização, os 83 alunos das quatro turmas do primeiro ano já estavam aptos a escrever sozinhos suas próprias histórias.
Tubarão, periquito e leão são alguns dos personagens das histórias infantis. Rafael Silveira, de oito anos, diz que foi fácil escrever sua história. "Pensei que ia ser legal porque gosto de tubarão", conta com entusiasmo. Já Manuella Marques, de sete anos, disse que teve momentos fáceis e difíceis: "Tive que inventar tudo sem ajuda nenhuma. Pensei bastante e escolhi o leão para ser meu personagem", conta ela.
A sessão de autógrafos culmina o projeto na Feira do Livro, com apresentações musicais e artísticas dos pequenos escritores.