É sempre complicado falar em novas gerações, mas, no mapeamento realizado pela curadora Ana Zavadil, não é a idade ou o tipo do trabalho que define os "jovens artistas" do Estado. O próprio título do projeto, Entre: Curadoria A-Z, parte das iniciais da pesquisadora para dar conta de um alfabeto inteiro de artistas gaúchos, deixando claro que se trata de um olhar pessoal sobre a produção do Estado neste começo de século.
Ana acompanhou o que as exposições de Porto Alegre apresentaram entre 2000 e 2013 e, a partir das obras, chegou a 87 nomes que, na sua visão, representam a produção artística mais relevante do período. O resultado desse levantamento iniciado em 2007 será levado a público hoje, com a abertura da exposição e o lançamento do livro de mesmo nome, marcados para às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana, pela programação do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
No projeto apoiado pelo Fumproarte, a atual curadora-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) percorreu ateliês e galerias, principalmente da Capital. O recorte da pesquisa começa onde termina o Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul, de Décio Presser e Renato Rosa, que traz verbetes para artistas, críticos e espaços de arte. Ana conta que, assim, buscou preencher uma lacuna:
- Estava pesquisando os anos 1980 e comecei a ver que não tínhamos publicações da geração dessa década. Encontrei dados em entrevistas, catálogos e jornais. A geração dos 90, que são os artistas que trabalham hoje, também não teve muitos registros. Então, eu pensei: "Puxa vida, eu não vou deixar a minha geração passar em branco" - conta Ana.
O livro Entre: Curadoria A-Z apresenta cada artista em duas páginas com fotos de obras, breve descrição de sua produção e currículo. Ela optou por incluir artistas que já realizaram exposições individuais em Porto Alegre, cidade que acaba mostrando também a produção de nomes do Interior.
Para selecionar os artistas, Ana conta que partiu das obras, que, reunidas no livro, revelam a diversidade da produção contemporânea do Estado, com trabalhos em fotografia, vídeo, escultura, performance, desenho, gravura, pintura e instalação. Com tiragem de mil exemplares, o livro estará à venda na abertura da mostra por R$ 50.
- A chave da pesquisa estava em achar obras importantes que poderiam registrar o momento da arte que a gente está vivendo - diz Ana.
Ao final da exposição, cerca de 70% das obras apresentadas na Casa de Cultura serão incorporadas ao acervo do MACRS, totalizando a maior doação já destinada ao museu. Com o projeto encerrado, a curadora considera a publicação de um segundo volume para dar conta da grande quantidade de artistas atuantes no Estado.
Antes disso, no próximo dia 22, o projeto ainda realizará um seminário com a presença do diretor do MAC-USP, Tadeu Chiarelli, autor de uma pesquisa semelhante sobre a geração 80 no Brasil. O evento será realizado no Teatro Bruno Kiefer.
ENTRE: CURADORIA A-Z
Lançamento do livro e abertura da exposição
> Terça, às 19h, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre
> Visitação até 1º de dezembro de 2013. Segunda, das 14h às 19h, terça a sexta, das 10h às 19h, sábado, domingo e feriado, das 12h às 19h
> Informações (51) 3221-5900
Seminário
> Dia 22 de outubro, das 10h às 12h e das 14h às 18h, no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana
Livro
> Pubblicato Editora, 2013, 224 páginas, R$ 50 (somente no lançamento)