ZH assistiu a Room 237 e destaca algumas das supostas revelações que o documentário apresenta ao dissecar, cena a cena, o clássico O Iluminado, de Stanley Kubrick. De mensagens subliminares a referências ao Holocausto, confira alguns "achados" do filme.
Minotauro
> Jack Torrence seria uma reencarnação do mitológico Minotauro, e o hotel seria o labirinto sob seu domínio. A tese vem da interpretação de figuras em quadros e de expressões do personagem - além do fato de que a produtora dos primeiros filmes de Kubrick se chamava Minotaur.
Genocídio dos índios
> O filme traz citações ao massacre dos índios durante a colonização dos EUA. Dedução feita combinando uma frase no cartaz de O Iluminado na Inglaterra ("A onda de terror que arrasou a América") e referências visuais como a lata de fermento Calumet (cachimbo da paz em língua indígena), quadros com imagens de nativos, o alucinado Jack com o machado, tal qual os brancos pioneiros, e ao fato de o hotel Overlook ter sido construído sobre um cemitério indígena - o que explicaria a torrente de sangue pelos corredores.
Mensagens subliminares
> Stanley Kubrick pediu ajuda a amigos publicitários especializados em mensagens subliminares. Teria feito uso para acrescentar no filme alusões a temas como incesto e abuso sexual, perceptíveis numa visão quadro a quadro - como o que indicaria a ereção do gerente do hotel no primeiro contato com Jack.
Redrum/Murder
> O truque mais engenhoso no campo das mensagens subliminares viria de algumas imagens formadas pela fusão das projeções simultâneas do filme de maneira correta e de trás para frente. A pista desse espelhamento possível é palavra Redrum (Murder ao contrário) escrita por Danny.
Erros de continuidade
> Um perfeccionista como Kubrick, garantem os fãs, não cometeria erros de continuidade tão tolos como a cadeira que some entre um plano e outro e o grafismo que se inverte quando Danny brinca com a bolinha. Esse erros seriam propositais, como forma de alertar o público das mensagens subliminares ou ainda "chaves" que simbolizam a alternância entre os universos real e fantástico.
Kubrick x King
> Stephen King, autor do livro que inspirou O Iluminado, não gostou das mudanças na história anunciadas pelo diretor. Kubrick faz uma piada com o episódio na cena em que um fusca vermelho aparece na estrada destruído sob um caminhão. Essa era cor do carro de Jack Torrence no livro, trocado por Kubrick por um fusca amarelo, como um recado de que o filme era dele e faria o que bem entendesse.
Conto de fadas
> Kubrick tinha grande apreço pelo livro de Bruno Bettelheim A Psicanálise dos Contos de Fadas. Mostra isso com Jack posando de Lobo Mau e Danny e Wendy citando João e Maria.
Arquitetura impossível
> O set do hotel construído por Kubrick tem corredores que levam a dimensões diferentes, a real e a fantástica. Isso seria ilustrado pelas cenas em que Danny circula com seu triciclo, ora num percurso lógico, ora num percurso impossível, pela assimetria em relação à planta arquitetônica do local. Isso seria a representação da incursão do menino sensitivo pelos labirintos tortuosos das mentes de seus pais.
Farsa do pouso na Lua
> Kubrick "confessa" em O Iluminado que ajudou o governo americano a encenar o pouso na Lua, em 1969. A alucinação de Jack Torrence seria a do próprio diretor consumido pela culpa. Outras pistas seriam o emblema da nave Apollo 11 no blusão do garoto Danny e elementos decorativos com formas de foguete. O quarto 237 (o número foi ideia de Kubrick) seria referência à distância de 237 mil milhas entre a Terra e a Lua. O "Room N 237" escrito na chave remeteria a "Moon Room 237", o "quarto da lua 237", referência ao estúdio onde foi produzido o falso pouso lunar, com sobras do clássico 2001 - Uma Odisseia no Espaço.
Holocausto
> O diretor Stanley Kubrick também teria espalhado ao longo de O Iluminado uma série de referências ocultas ao Holocausto da II Guerra, por meio das citações ao número 42 (ano do início do extermínio em massa dos judeus, 1942) e à máquina de escrever da marca alemã Adler, que tem como símbolo uma águia parecida com a do estandarte nazista.