A diversidade de sabores da ceia de Natal torna um pouco mais complicada a harmonização com vinhos. O ideal é optar por brancos, tintos e espumantes, cada um adequado a um tipo de prato ou, então, escolher um espumante rosé brut que pode conferir refrescância e ser servido durante toda a ceia.
> O peru costuma ter uma sabor mais suave do que frango e pato, por isso pede um tinto, como um Borgonha ou um Pinot Noir. Quando acompanhado de molho agridoce, como o clássico molho de laranja, harmoniza melhor com vinhos não muito encorpados, como um Gewurztraminer ou um Sauvignon Blanc.
> Rabanadas, torta de nozes, frutas frescas (pêssegos, cerejas, ameixas, uvas) e sobremesas de chocolate combinam perfeitamente com um vinho do Porto.
> Para acompanhar a doçura das sobremesas, fique com um vinho do Porto, um Late Harvest (colheita tardia) ou um espumante demi-sec.
> Os assados, de porco ou cordeiro, se acompanhados de molho agridoce com especiarias ou servido com frutas em calda, pede um Riesling. Se o prato for muito gorduroso, opte por um Chardonnay amadeirado. E se tiver apenas um leve toque adocicado, um Carmènere cai muito bem.
> O panetone tem seu sabor ressaltado por um espumante Moscatel.