Quincy Jones, produtor e arranjador musical que trabalhou com importantes nomes do mundo da música, morreu aos 91 anos no domingo (3). Entre os principais trabalhos dele, estão colaborações com artistas como Frank Sinatra, Michael Jackson, Ray Charles e Aretha Franklin.
Conforme o comunicado divulgado pela assessoria dele na manhã desta segunda-feira (4), Quincy morreu pacificamente ao lado da família. O produtor morava em Bel Air, bairro de Los Angeles, nos Estados Unidos.
A seguir, Zero Hora relembra alguns de seus principais sucessos:
Michael Jackson | Thriller
Uma das maiores marcas da carreira de Quincy Jones foi a produção do álbum Thriller (1982), de Michael Jackson, que revolucionou o pop, venceu vários prêmios e se tornou o mais vendido de todos os tempos.
Michael Jackson | Bad
Michael Jackson | Billie Jean
Michael Jackson | Don't Stop 'Til You Get Enough
Mais conhecida no Brasil como o tema do programa Vídeo Show, da Globo, a canção é fruto da primeira colaboração de Quincy com o cantor no disco Off the Wall (1979).
Frank Sinatra | Fly Me To The Moon
Quincy trabalhou com Sinatra, arranjando a versão mais famosa desta música de 1954, regravada por diversos artistas ao longo das décadas.
Soul Bossa Nova
Composta e gravada por Quincy para o álbum Big Band Bossa Nova (1962), a canção instrumental marcou a trilha sonora do filme Austin Powers (1997).
We Are the World
O artista foi o responsável pela produção do sucesso, que reuniu astros da música em 1985 a fim de arrecadar recursos para a luta contra a pobreza na África.
Lesley Gore | It's My Party
O single de 1963 conta com produção de Quincy e foi composto por Herb Wiener, John Gluck Jr. e Wally Gold. A canção foi regravada por Amy Winehouse para o álbum Q Soul Bossa Nostra (2010), que reúne diversos artistas em homenagem ao produtor.
Ray Charles | One Mint Julep
A música fez sucesso originalmente com o grupo The Clovers e estourou em 1961 com a versão de Ray Charles, que contou com arranjo de Quincy.