O renomado produtor musical Quincy Jones faleceu aos 91 anos no domingo (3). Nome à frente de discos de sucesso como Off the Wall (1979), Thriller (1982) e Bad (1987), de Michael Jackson, ele também foi responsável por incentivar o ator Will Smith no início de sua carreira: foi Jones quem convenceu Smith a fazer teste para o papel principal de Um Maluco No Pedaço.
Tudo aconteceu no início da década de 1990. Na época, Smith, que era conhecido como Fresh Prince, estava despontando em sua carreira de rapper. Apesar do sucesso, ele tinha dificuldades de administrar o dinheiro que ganhava, e acabou endividado com a receita americana.
Na época, Jones e Benny Medina estavam começando a produzir o seriado Um Maluco No Pedaço, inspirado nas experiências do próprio Medina. Sabendo que o rapper era bem visto por seu colega, Medina convidou Smith para fazer o teste para o papel principal.
De cara, Smith recusou a oferta. Ele não se sentia preparado para atuar pois, além de não ser ator, nunca havia estudado nada sobre artes cênicas. Foi então que o jovem se encontrou com Jones, que acabou convencendo ele a participar dos testes de elenco.
— Nunca tinha estudado nada. Ele me chamou para outro quarto e perguntou o que eu precisava. Falei que de algumas semanas porque não era ator. Ele disse que eu precisava de duas semanas: "Vamos fazer isso acontecer em duas semanas" — contou Smith em entrevista ao site Complex.
Duas semanas depois, Smith realizou a audição com o chefe da emissora NBC, responsável pelo programa. O projeto foi aprovado, e eles logo começaram a trabalhar para o lançamento da série, cujo título original é Fresh Prince of Bel-Air, em função do nome artístico adotado por Smith.
Música de abertura
A icônica canção de abertura do programa foi escrita por Jones e interpretada pelo protagonista. A música resume brevemente a trajetória do personagem principal, que se chama Will Smith, assim como o ator. Após uma briga em sua vizinhança na Filadélfia, a mãe de Will decide manda-lo morar com os tios ricos no bairro Bel-Air, em Los Angeles.
A gratidão de Smith por Jones perdurou mais de 30 anos depois da estreia da série. No aniversário de Jones em 2024, Smith publicou uma homenagem para o amigo e mentor no Instagram, afirmando que ele era "O homem que apostou em mim quando eu nem estava apostando em mim".