Preta Gil concedeu a primeira entrevista após retomar o tratamento oncológico. Ao Fantástico, nesse domingo (8), a cantora contou como foi o susto provocado pelo novo diagnóstico, quando descobriu que o câncer colorretal, inicialmente detectado em 2023, voltou em quatro lugares diferentes do seu corpo.
— Fui para o hospital fazer o check-up, tranquilo assim. E aí, de repente, vem uma surpresa nada agradável como essa no exame de rotina — relembrou Preta. — O meu câncer voltou em quatro lugares diferentes.
Questionada pela jornalista Maju Coutinho sobre o seu estado atual, a artista garantiu estar bem, dadas as circunstâncias. Segundo Preta, ela deve enfrentar uma rodada de seis ciclos de quimioterapia e conta ainda com a possibilidade de fazer radioterapia.
— Faço questão de falar abertamente, justamente com essa intenção, assim, de que as pessoas não se envergonhem, que elas peçam ajuda, que elas se cerquem de pessoas que as amam, porque cada um reage de uma maneira — afirmou.
Retirada do reto
Durante a conversa, a cantora contou que precisou amputar o reto no ano passado, durante o tratamento primário.
— Tudo nessa doença é um grande tabu. Eu amputei o reto e eu não posso ter vergonha, porque é a minha realidade — declarou.
Também no domingo, poucas horas antes do programa ir ao ar, Preta publicou um vídeo no Instagram no qual deu detalhes sobre o procedimento.
— Essa cirurgia da amputação eu fiz há um ano — explicou. — Agora, eu estou em um novo tratamento, com outros focos dos tumores, mas que também serão sanados, também serão curados, com toda a minha fé.
Conselho de pai
No programa, a cantora tocou em um assunto que repercutiu nas redes sociais nas últimas semanas. Filha de Gilberto Gil, 82 anos, a cantora compartilhou uma conversa que teve com o pai enquanto estava internada na Unidade de Tratamento Intenviso (UTI).
— Quando eu tive a sepsemia no ano passado, e eu estava muito mal, e ele viu que eu estava lutando (pela sobrevivência) — iniciou ela. — Ele sentiu isso e me deu um conselho, dizendo que, se estivesse pesado para mim, naquele momento, e, caso eu não quisesse mais (lutar), que eu fosse.
Para a artista, a fala do pai serviu como uma prova de amor que a garantiu a força necessária para seguir em frente.
Novos amores
Por fim, Preta revelou que está em um novo relacionamento. Mesmo mantendo o anonimato do namorado, a artista afirmou que a relação está sendo de grande ajuda para a sua confiança durante o tratamento.
— (Meu coração) está batendo, está batendo muito forte, graças a Deus, estou amando uma pessoa — disse. — (Está me fazendo) muito bem, muito bem, muito bem, estou muito feliz. Estou confiante em tudo, confiante no amor, confiante nas pessoas, nos médicos, em Deus, nos meus orixás, nas minhas santinhas.