No mesmo ano em que criou o espetáculo Chula, sapateado típico do Rio Grande do Sul dançado somente por homens, Emily Borghetti teve a oportunidade de se apresentar no show de Luísa Sonza no Rock in Rio, no último domingo (22). A popstar gaúcha, natural de Tuparendi, contou como e por que convidou a filha de Renato Borghetti para subir ao palco.
Em vídeo divulgado por Emily nesta quarta-feira (25), a cantora diz que queria que uma mulher aparecesse na apresentação fazendo a dança, e não somente os homens, como é tradição no Estado. Ela também chamou dançarinos do CTG Rancho da Saudade para subirem ao palco.
— Quando resolvi chamar o CTG, falei que não queria só os caras sapateando e fazendo a chula. Eu queria mulheres também. Me falaram que as mulheres não sabem dançar a chula e o sapateado. Fiquei pensando em como a gente poderia fazer essa subversão para a mulher também fazer a chula. Falei: "Bah, será que eu que vou ter que aprender?". Do nada, vi um vídeo teu sapateando e falei: "É ela, eu quero ela agora" — relata Sonza sobre Emily.
A cantora disse que Emily Borghetti está começando a subverter uma tradição e abrindo espaço para que outras mulheres também dancem a chula.
— Fiquei muito feliz de ver uma mulher fazendo a chula, e o quanto isso é necessário. Eu acho que você é o começo de muita subversão e muito protagonismo da mulher, de ela estar onde quiser. Convenhamos, o sapateado é muito lindo, a chula é muito linda, é óbvio que eu acho que a gente tem que dançar também. Agradeço muito por você existir, porque precisa ter essa força da mulher. Meu show é muito feminino e eu precisava dessa representação gaúcha dessa maneira. É por isso que você veio parar aqui. Fico feliz de ter te encontrado — disse a artista.