Com a enchente que atingiu o Estado em maio, muitos eventos foram cancelados ou adiados — isso quando espaços dedicados à música não tiveram que encerrar as atividades. O mesmo ocorreu com os shows previstos para os estádios em Porto Alegre, que teve a agenda impactada. Porém, essas grandes apresentações devem ser retomadas no segundo semestre de 2024.
Embora a finalidade de estádios e arenas seja essencialmente o futebol, esses locais também costumam abrigar outros eventos destinados a dezenas milhares de pessoas. Além da receita gerada, especialistas do setor apontam que os megashows movimentam diferentes áreas da economia — do turismo ao comércio.
Arena do Grêmio
A Arena do Grêmio prevê que o show de Caetano Veloso e Maria Bethânia, marcado para 12 de outubro, seja o primeiro grande evento que o espaço irá receber nessa retomada. A Live Nation, produtora da turnê, também confirmou a apresentação à reportagem.
No momento, a Arena passa por reformas. O campo permaneceu submerso por mais de 20 dias por conta da enchente. Em relação ao futebol, a administradora do espaço não especifica data, mas afirma que "segue trabalhando para que a retomada seja o mais breve possível".
Beira-Rio
Já o Beira-Rio ainda não tem nenhum show marcado para o segundo semestre. Conforme a assessoria da Brio, empresa que administra o espaço, o estádio estará apto para jogos e eventos de qualquer porte a partir de julho.
Passo D’Areia
Por outro lado, o primeiro estádio a receber shows em Porto Alegre nessa retomada é o do São José. O Natiruts se apresenta no Passo D’Areia no dia 3 de agosto — o evento está confirmado tanto pelo clube como pela produtora da turnê, 30E. A apresentação do Forfun, cujo show previsto para o dia 28 de junho foi adiado, segue sem data definida.
"O estádio segue disponível aos shows", diz o São José em nota. "O alagamento não chegou ao nosso estádio em nenhum momento. Em relação às datas dos shows já agendados, estamos em contato com as produtoras. Elas é que terão essa definição".