A apresentação do rapper Oruam no festival de música Wehoo, que ocorre no mês de outubro, foi cancelada na quinta-feira (6). A decisão foi tomada após o cantor defender Neymar em uma briga com Luana Piovani sobre a PEC das Praias.
Por meio de um comunicado publicado no Instagram, o evento anunciou a retirada de Oruam do line-up. "(...) decisão reflete os valores e princípios que promovemos, considerando que alguns posicionamentos e declarações do artista não se alinham com esses aspectos", escreveu a organização do evento.
Após a divulgação da nota, o cantor publicou um vídeo nas redes sociais em que afirmou que pediria aos seus fãs para derrubarem a página do festival. O artista carioca também se defendeu dizendo que é fã de Neymar desde novinho, e que não estava a par da discussão sobre as praias.
— Defendi ele a respeito da mulher falando do "bagulho" dos filhos dele. Eu nem sabia "bagulho" de praia, pegou a visão? — explicou. — Mas aí, eu não entendo nada. Nunca que eu vou ser a favor de privatização de praia.
Mais tarde, o artista apagou o vídeo dos stories. Após a repercussão da notícia, Neymar saiu em defesa do rapper. "Meu mano @mauro_davi6 tá contratado pro show que vou fazer. Tamo junto", publicou o jogador de futebol no X (Twitter).
Luana Piovani, por sua vez, aprovou a decisão do festival. A atriz deixou um comentário no post do evento, em que escreveu: "Parabéns, contem comigo".
Apresentação polêmica
Oruam, nome artístico adotado por Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, é um dos expoentes do trap nacional. Mesmo sem nenhum disco lançado, o cantor já acumula mais de 10 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
O artista é filho de Marcinho VP, traficante apontado como líder do Comando Vermelho, e aborda o tema de maneira recorrente em suas músicas. Em 2024, durante participação no Lollapalooza, Oruam subiu ao palco vestindo uma camisa em que pedia pela liberdade do pai, que está preso desde 1996. Marcinho VP tem 54 anos e está preso desde os 26. Portanto, Oruam nunca conviveu com o pai fora da cadeia.
"Meu pai errou, mas está pagando pelos seus erros e com sobra. Só queria que pudesse cumprir uma pena digna e saísse de cabeça erguida", escreveu o artista em uma nota publicada no Instagram logo após a apresentação.
Luana Piovani e Neymar
A treta começou quando Luana, pelas redes sociais, disse que é contra a idolatria que os filhos dela, Bem e Liz, tem em relação ao astro da Seleção Brasileira. A declaração foi compartilhada junto de uma publicação da atriz Laila Zaid, falando sobre a PEC 03/2022, que prevê o fim da propriedade exclusiva da União sobre terrenos de marinha, iniciativa apoiada por Neymar.
Luana ainda seguiu provocando o jogador em outro post, inclusive chamando-o de "péssimo pai". Em resposta, Neymar publicou uma série de vídeos.
— Acho que abriram a porta do hospício, soltou uma louca que não solta meu nome da boca. Quem trabalha no hospício em que ela estava, por favor, vai atrás dela, está complicado. Acho que ela está querendo alguma coisa comigo, não é possível. Não tira o meu nome da boca, incrível. Quer ser famosa, filha? O tempo já foi. Era uma ótima atriz, não tenho nada para falar de você — diz em trecho das gravações.