O Festival Salve o Sul começou pouco depois das 20h20min desta sexta-feira (7), no Allianz Parque, em São Paulo, com Chitãozinho, Chororó, Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano apresentando um show especial dos Amigos. Saudando o povo gaúcho, os sertanejos deram o pontapé inicial no evento, que terá 100% da renda dos ingressos revertida às vítimas da enchente, que, agora, começam uma etapa de reconstrução no Estado.
Com transmissão pelo Multishow, BIS e Globoplay, o festival contou com a apresentação de Didi Wagner, da cantora Thaeme e do ex-BBB Matteus Amaral, gaúcho natural de Alegrete, na Fronteira Oeste. O público que não estava presente também podia realizar doações por meio da plataforma Para Quem Doar.
— Fico com sentimento de orgulho, de ver tanta gente ajudando e se movimentando — afirmou o gaúcho.
O show começou com as canções Disparada e Sinônimos, seguido de um pot-pourri que estava na ponta da língua da plateia presente no Allianz.
— Obrigada pela presença de todos. O Rio Grande do Sul agradece demais. Vocês são o motivo principal da realização deste show. Todo mundo veio aqui de coração, com carinho, para abraçar esse Estado que nos orgulha muito. É um dos Estados mais tradicionais da nossa nação. Em nome do povo gaúcho, obrigado, São Paulo — iniciou Chitãozinho.
— Os gaúchos precisam muito da ajuda do povo brasileiro nesse momento. Vamos todos juntos, meu povo — pediu o cantor Leonardo, que, na sequência, emendou a canção Não Aprendi Dizer Adeus.
— Nós, todos juntos, somos muito mais fortes. Vamos ajudar — disse Zezé di Camargo.
Um dos momentos mais aclamados da noite foi quando Xororó puxou Galopeira e fez o público cantar até onde conseguisse. Evidências, Sinônimos, É o Amor e Um Sonhador também emocionaram.
Já na reta final, os músicos colocaram a plateia para dançar com os hits Cerveja, Festa de Rodeio, Bailão de Peão e Mexe Que É Bom.
Querência Amada
Verdadeiro símbolo para os gaúchos, Querência Amada também esteve no repertório da noite. Zezé e Luciano cantaram um trechinho da canção e convocaram o público para ajudá-los.
— Hoje o Brasil todo é gaúcho — exclamou Luciano.
— Eu quero ouvir o grito: "Ah, eu sou gaúcho" — pediu Zezé, que foi atendido pelo público.
Luísa Sonza foi destaque na plateia
Luísa Sonza, grande responsável pela realização deste festival, curtiu o show de camarote e a todo tempo foi aclamada pelos músicos, que elogiaram a atitude da gaúcha em apoio aos seus conterrâneos.
— Só mesmo uma menina com um coração gigante como o teu para idealizar isso — afirmou Luciano, ao encontrá-la logo nos primeiros minutos da apresentação.
A artista também foi destaque em alguns hits, quando cantou Galopeira, Sinônimos e outros sucessos, na mesma intensidade que o público.
— Tri legal, tchê — exclamou Xororó, ao ver a cantoria. Ele também destacou a presença de Lucas Silveira, vocalista da Banda Fresno, que também estava presente no Allianz.
Ao final da apresentação, Zezé e Luciano entregaram uma bandeira do Rio Grande do Sul para a cantora, passando o bastão do festival para ela, que retorna no domingo (9), a partir das 14h30min, com diversas atrações.
— Agora essa bandeira é sua. Domingo tem mais! Boa sorte, Luísa — disse Zezé.
— Valeu Luísa, mais uma vez. Parabéns por esse empenho — finalizou Luciano.
Desta vez, além do Multishow, BIS e Globoplay, a RBS TV também fará a transmissão do evento.