O cantor Milionário, da antiga dupla com José Rico, foi internado com um quadro de AVC isquêmico no fim da tarde de segunda-feira (20) no Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto, cidade a mais de 400 quilômetros de São Paulo.
De acordo com a filha do artista, Joana Matos, o sertanejo de 84 anos, que se chama Romeu Januário de Matos, passa bem e está conversando. Em vídeo publicado nos stories do Instagram do cantor, ela relatou que o pai já quer ir embora do hospital, mas que deve seguir em observação até quinta-feira (23).
Em boletim médico publicado pelo perfil do músico na terça-feira (21), é informado que o músico foi levado à emergência após passar por um estresse traumático. No hospital, foi constatado um quadro de AVC isquêmico. O documento ainda relatava que o estado de Milionário era estável. O artista está consciente, comunicando-se normalmente e alimentando-se por via oral.
— Foi um susto. Não foi um AVC hemorrágico, fiquem em paz — explicou Joana. — Foi provavelmente por causa do estresse que ele passou, de tudo isso que a gente vem passando essa semana, e ele já é de idade.
O estresse citado por Joana diz respeito à morte da deputada federal Amália Barros (PL), amiga próxima da família, aos 39 anos. No Instagram, Milionário fez uma postagem em homenagem à política. "Te vi crescer Amália, primeiro você se tornou uma das primeiras amigas da Joana e ao decorrer desses quase 40 anos, se tornou minha filha também", escreveu o sertanejo.
Carreira artística
Conhecido também como Garganta de Ouro, Milionário formou dupla com José Rico, que morreu em 2015, aos 68 anos. Juntos, eles despontaram nos anos 1970, quando o sertanejo se expandiu com a ascensão da vasta cultura do interior do Brasil.
Depois da morte de José Rico, ele seguiu carreira com Marciano, com quem dividiu os palcos até a morte do companheiro de microfones, em 2019.