Após 28 anos de carreira, o Natiruts chegará ao fim. O grupo brasiliense fará uma turnê de encerramento intitulada Leve com Você, que chegará a Porto Alegre em 3 de agosto. Em entrevista ao Fantástico, os músicos Alexandre e Luís Mauricio falaram sobre a decisão de encerrar esse ciclo.
— Diferentemente da maioria dos casamentos, não teve uma desavença ou uma briga para se separar não. Foi uma decisão pensada, foi uma decisão que maturou bastante dentro das nossas cabeças. Tudo em nome da arte — afirmou Alexandre.
A banda anunciou o encerramento em fevereiro de 2024 e provocou comoção nos fãs de todo o país. Para Luís Mauricio, a reação do público foi uma comprovação de que o grupo cumpriu o seu propósito durante a carreira.
— É até contraditório assim, né? Porque a gente viu a comoção do nosso público e a gente fica muito feliz de ver o tanto que a banda é querida. — refletiu o músico. — Mas para a gente, é um momento de celebração. Conseguimos entregar o nosso melhor e fomos muito além do que a gente se propôs no começo. Então, acho que assim, é realmente uma missão cumprida e cumprida com excelência.
Novos desafios
Questionados sobre os planos para depois da turnê, cada um afirmou que pretende seguir um caminho. Alexandre deseja seguir na música, mas em um estilo diferente.
— Tenho o sonho de tocar guitarra de jazz — revelou o artista. — Vou me dedicar um pouco a me aprofundar mais no instrumento, seguir fazendo música por aí, mas agora não só reggae.
Já Luís planeja se dedicar mais a causa política da cannabis medicinal. Ele afirmou que, após entender a necessidade de pacientes que precisam desse medicamento, passou a se dedicar a esse movimento.
— Tem alguns anos que eu estou superengajado na causa da cannabis medicinal. Se tornou um novo propósito na minha vida — enfatizou. — Essa é a bandeira que eu estou levantando e será minha causa até o fim dos meus dias.
Sobre o Natiruts
Donos de hits como Presente de Um Beija Flor, Quero Ser Feliz Também, Andei Só, o Natiruts se formou em 1996, enquanto os membros frequentavam a Universidade de Brasília (UNB). A banda passou a tocar em diversos festivais e chegou a colaborar com Ziggy Marley na canção América Vibra.