Um final de semana não só de skate, mas também de música. Além de receber a terceira etapa do STU National 2024, a Orla do Guaíba também sediará o festival itinerante URB Music Tour. O evento, que será realizado neste sábado (13), a partir das 16h, contará com apresentações de Ianaê Régia, Dandara Manoela, Criolo e Planet Hemp (veja os horários ao final do texto).
O festival será realizado no Largo General Miotto (estacionamento da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre o skatepark da Orla, no Trecho 3, e a pista do Parque Marinha). A abertura dos portões está marcada para as 15h. Conforme a organização, são esperadas 4 mil pessoas, e o evento deve ocorrer mesmo com chuva.
O URB Music Tour acompanha as etapas do STU, que é o circuito nacional de skate. Para o curador musical do evento, Daniel Tamenpi, a competição se consolidou como uma das maiores plataformas sobre skate e cultura urbana no mundo. Logo, como ele acrescenta, toda a programação é pensada em cima dessa identidade mais urbana, seja na música, na arte ou na moda.
— O skate e a música sempre tiveram uma ligação muito forte. A gente faz essa conexão e junta tudo no festival — completa Tamenpi.
Entre as atrações do festival está a cantora gaúcha Ianaê Régia, que, conforme o curador, vem surgindo como uma promessa da nossa música urbana contemporânea. Natural de Arroio do Tigre, mas vivendo em Porto Alegre, Ianaê transita pelo R&B alternativo e lançou seu primeiro álbum, Afroglow, no ano passado. Já a cantora e compositora paulista Dandara Manoela, que vive em Florianópolis (SC), transita entre o samba e a MPB.
Entre um show e outro, Tamenpi ficará responsável pela discotecagem, mas assegura que também haverá algumas apresentações em parceria com o Museu da Cultura Hip-Hop do RS. Sobre Planet Hemp e Criolo, o curador atesta:
— Planet Hemp é uma banda atemporal, mistura rap e rock desde a década de 1990. Alguns de seus integrantes andavam de skate, tem toda a contestação e subversão nas letras. É a cara do skate. Criolo é um artista que ultrapassou as barreiras do rap e hoje é um nome de grande destaque na música brasileira. Ele vai se apresentar na URB com seu show clássico de rap, na formação com DJ e MC.
Criolo adianta que sua apresentação no URB Music Tour passará por todos os seus álbuns. A expectativa é alta para o cantor:
— A gente já vem com essa energia do skate, dessa arte urbana e desse esporte que acabou conquistando o mundo. Então, todas essas energias vão se reunir, e a gente vai ter um momento lindo nesse show.
Já o Planet Hemp estará em casa. A banda sempre cultivou uma relação estreita com o skate, que está no DNA de integrantes do grupo, como o vocalista Marcelo D2 e o guitarrista Nobru Pederneiras.
— Todos nós somos crias do skate. Antes de entrarmos para o Planet, eu e o Nobru integramos uma banda de skate rock chamada Cabeça, isso lá nos anos 1990 — conta o baterista Pedrinho Garcia. — Tocar no STU é muito familiar, estamos entre amigos.
O vocalista BNegão acrescenta:
— No meu caso, meu grande camarada da segunda metade dos anos 1980 foi um skatista e grafiteiro do Rio de Janeiro, Rodrigo Putz. Nós dois éramos os únicos que curtiam aquele tipo de som e cultura na região em que a gente morava. Discos de punk e rap e hardcore, fitas K7 e VHS, cada um descolava um, e a gente somava nas informações escassas daquela época sem internet. Isso sem contar a questão de estilo, modo de se vestir e tal. Por isso, para a gente, é sempre uma alegria estar envolvido com algo relativo a esse estilo de vida.
O Planet se apresentou em janeiro em Porto Alegre, diante de um Auditório Araújo Vianna lotado, com a turnê do disco Jardineiros. De acordo com BNegão, o repertório será parecido com o daquela apresentação, tocando faixas de todos os discos. Mas no Urb haverá um diferencial:
— Agora, o show vai rolar em um lugar onde o pogo e o stage dive são livres!
Trânsito
Segundo informações da EPTC, a Avenida Edvaldo Pereira Paiva estará bloqueada em ambos os sentidos a partir das 20h de sexta-feira (12) até a noite de domingo (14), desde o viaduto Abdias do Nascimento até a Rótula das Cuias. O trecho entre a Rótula do Gasômetro e a Rótula das Cuias terá o bloqueio padrão para área de lazer, das 7h às 20h.
A empresa informa que também será implantado um contrafluxo no pontilhão do sentido bairro-Centro da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, para o retorno e desembarque de táxis ou carros de aplicativo.
A EPTC orienta que motoristas que trafegam a partir do Gasômetro em direção ao evento ou à Zona Sul devem seguir pela Avenida Loureiro da Silva até acessar a Rua Antônio Klinger Filho e a Avenida Borges de Medeiros. Para quem segue da Avenida Ipiranga em direção à Orla, o acesso será pela Avenida Borges de Medeiros. Já para os condutores oriundos da Região Sul, o acesso será pelas avenidas Pinheiro Borda e Padre Cacique.
Polêmica em Criciúma
A última edição do URB Music Tour, realizada em março, em Criciúma (SC), precisou ter o local alterado após uma polêmica envolvendo o prefeito do município. Previsto originalmente para o Parque Centenário, o festival foi transferido para o Centro de Eventos Flor de Lis.
A confusão começou quando o prefeito da cidade, Clésio Salvaro, ameaçou cortar a luz do evento musical caso houvesse apologia às drogas e conteúdo sexual durante os shows. A banda Planet Hemp é conhecida por apoiar a legalização do uso de maconha.
Em 2021, Salvaro determinou que um professor temporário da rede municipal fosse demitido por apresentar o clipe da música Etérea em sala de aula. A canção do músico tem temática LGBT+, e Salvaro afirmou na época que não concordava com o conteúdo "erotizado" do clipe e a "viadagem na sala de aula".
Criolo preferiu não comentar o episódio com GZH. A partir dessa experiência, segundo BNegão, ficaram várias mensagens de pessoas que se fortaleceram e se energizaram para buscar mudanças politicas e culturais na cidade.
— Essa é uma das nossas funções enquanto banda: fortalecer uma energia de questionamentos e mudança — avalia o vocalista. — O prefeito tentou aparecer e dar uma carteirada, mas o saldo final foi que o povo abraçou o Gilberto (eletricista que aparece em vídeo com o prefeito para, supostamente, cortar a luz) e defenestrou o pseudomandatário.
URB Music Tour
- Neste sábado (13), a partir das 16h, no Largo General Miotto (estacionamento da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre o skatepark da Orla, no Trecho 3, e a pista do Parque Marinha). Abertura dos portões: 15h.
- Ingressos a partir de R$ 90 (solidário, mediante doação de 1kg de alimento) pelo site da Sympla.
Programação
- 16h: DJ Tamenpi
- 17h: Ianaê Régia
- 18h30min: Dandara Manoela
- 20h: Criolo
- 21h30min: Planet Hemp