Vencedora de Grammy, presente em grandes festivais, trilha de novela e parcerias com nomes como Herbie Hancock e Al Green. Com tudo isso e mais um pouco, a cantora e compositora britânica Corinne Bailey Rae irá se apresentar pela primeira vez em Porto Alegre. Ela subirá ao palco do Theatro São Pedro, no dia 25 de novembro, às 21h.
Acompanhada por um quarteto de músicos experientes da cena de jazz e soul music, ela promoverá um resgate de suas principais canções em quase duas décadas de trajetória. Conforme a produção do show, a cantora escolheu TSP para a sua estreia na capital gaúcha, prevendo uma apresentação mais intimista e próxima do público.
Hoje com 45 anos, Corinne se consolidou ao longo dos anos por flutuar entre o R&B e o jazz, com uma sonoridade pop e leve. Ela se projetou internacionalmente com o disco de estreia, que leva o seu nome, lançado em 2006. Além de singles como Like a Star e Trouble Sleeping, o primeiro trabalho da cantora traz o mega hit Put Your Records On.
Naquela metade dos anos 2000, Put Your Records On tocava bastante em rádios FMs e tinha seu clipe veiculado na MTV Brasil e Mix TV —lembram da cantora passeando de bicicleta e caminhando em um campo aberto? —, chegando a ser uma trilha marcante da novela Páginas da Vida. O single recebeu certificado de platina no país pela Pro-Música Brasil.
As músicas de Corinne também entraram na trilha de outras novelas, como Sete Pecados (2007), Ti Ti Ti (2010), Morde & Assopra (2011) e Órfãos da Terra (2019). Além da TV, as composições dela também chegam ao cinema, como no longa Vênus (2006), em que há seis faixas da artista. Para Cinquenta Tons Mais Escuros (2017), ela gravou The Scientist.
A trajetória de Corinne não se resume a um hit. Com a faixa Is This Love, do EP The Love (2011) ela recebeu um Grammy de Melhor Performance de R&B em 2012. A cantora também integra o disco River: The Joni Letters (2007), de Herbie Hancock, que venceu o Grammy de Álbum do Ano em 2008.
Seu disco mais recente é Black Rainbows, lançado ano passado, em que Corinne surpreendeu. Há momentos em que ela traz uma sonoridade mais próxima do rock alternativo e até do punk rock (vide Erasure e New York Transit Queen), com maior presença de guitarra e distorções.
Quando é suave, como em He Will Follow You With His Eyes, a compositora expõe uma crítica aos padrões estéticos impostos pela indústria da beleza e dos cosméticos. Portanto, é uma Corinne renovada que visitará Porto Alegre em novembro.
Corinne Bailey Rae
- Dia 25 de novembro, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N).
- Ingressos: a partir de R$ 240 pelo site da Sympla.