Fotos falsas nas quais a cantora norte-americana Taylor Swift aparece nua ou em atos sexuais, produzidas a partir da tecnologia de inteligência artificial (IA), circulam nas redes sociais nesta quinta-feira (25).
Por esse motivo, os fãs da artista colocaram a frase "Protect Taylor Swift" (em tradução livre, "Proteja Taylor Swift") nos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter).
Em muitas das imagens falsas, Taylor aparece com seios ou nádegas expostos, sendo apalpada por torcedores em uma partida de futebol americano. Vale lembrar que o namorado da cantora, Travis Kelce, é jogador profissional.
Nas plataformas, não há alerta de que as imagens são falsas. Por conta da alta tecnologia das montagens, muitos compartilham achando que as publicações são verdadeiras.
Conforme informações da Folha de S. Paulo, no Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei para criminalizar a produção de imagens feitas com IA de mulheres em situações de intimidade ou nudez. O texto prevê de dois a quatro anos de reclusão para o crime, que pode ser aumentada nos casos em que a vítima seja menor de idade.