O rapper Tyler, The Creator terá de pagar a Gilberto Gil uma indenização de US$ 50 mil (aproximadamente R$ 245 mil, na cotação atual), devido ao uso não autorizado da música Duplo Sentido do cantor baiano. O rapper lançou uma campanha publicitária para a marca dele, Golf Le Fleur, na qual utiliza a canção.
Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal O Globo, o acordo entre os artistas foi mediado pela gravadora Sony Music. Também participaram das negociações a advogada de Gil, Leticia Provedel, e a Gege Produções Artísticas, empresa comandada por Flora Gil que gere a carreira do músico.
O americano havia pedido desculpas a Gil na manhã de terça-feira (13) e disse ao brasileiro que não havia sido informado de que o uso de Duplo Sentido — composta em 1973 e interpretada por Tetê da Bahia, em 1976 —não havia sido autorizado.
Com pouco mais de quatro minutos, a campanha apresentava as peças da última coleção da grife. Intitulada pelo rapper como Season 2 by Le Fleur, a música de Gil embalava a peça, que foi retirada de todas as plataformas digitais algumas horas depois que o ícone da MPB exigiu a resolução da questão autoral.
Quando procurada pela reportagem da revista Veja, a assessoria de Gil confirmou que o vídeo não contou com a autorização prévia do cantor, nem mesmo da Sony Publishing, que administra a obra dele.
No Instagram, o artista brasileiro se limitou a republicar o comentário do empresário e produtor Evandro Fióti, que diz: "Amo o querido (Tyler, the Creator). Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá pra alegar desconhecimento. Custo a acreditar que, se fosse ao contrário, a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil, nem os criadores. Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo".
Com a repercussão do caso nas redes sociais, vários fãs de Gil começaram a pressionar Tyler, The Creator. "Envia pelo Pix, baby", comentou uma seguidora, enquanto outro fã escreveu: "Desculpas não resolve. Chama no Pix internacional!".