Música

"Duplo Sentido"
Notícia

Tyler, The Creator pede desculpas a Gilberto Gil por usar música do brasileiro em campanha sem autorização

Rapper norte-americano publicou vídeo para promover grife de roupas com uma canção escrita pelo baiano em 1973

GZH

Montagem / @feliciathegoat Instagram,Reprodução e @pedronapolinario,Divulgação
Tyler, The Creator usou música de Gilberto Gil sem autorização em publicação de sua marca de roupas.

O rapper Tyler, The Creator ligou para Gilberto Gil na terça-feira (12) para pedir desculpas por ter usado uma música do brasileiro em campanha sem autorização, de acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo publicadas nesta quarta-feira (13). 

O cantor norte-americano é dono de uma marca de roupas chamada GOLF le FLEUR. No dia 6 de dezembro, promoveu uma nova coleção da grife com um vídeo no qual toca a música Duplo Sentido, composta por Gilberto Gil em 1973. Nos comentários do post nas redes sociais, fãs do artista celebraram a interação do estadunidense com a cultura brasileira. Na sequência, Tyler ainda postou uma foto com a legenda em português, escrevendo "Bom motivo" e animando o público do país.

O cantor brasileiro, no entanto, não gostou que a faixa tenha sido usada sem a sua autorização prévia. De acordo com a publicação, o baiano espera que a propaganda seja inteiramente retirada do ar ou, ao menos, até que a questão autoral seja resolvida. Na conversa, Tyler teria dito que não sabia que a canção não havia sido liberada por Gil e se declarado fã do brasileiro, além de ter garantido que já estaria contatando pessoas em Los Angeles para tentar resolver o imbróglio. Até o momento, no entanto, o vídeo segue no ar. 

Caso os dois não cheguem a um acordo amigável, representantes de Gil não descartam a possibilidade de acionar a Justiça do Brasil e dos Estados Unidos pelo uso indevido da música pela marca. 

Na manhã desta quarta (13), Gil compartilhou um Stories do rapper Fióti, em que ele critica a situação.

"Amo o querido, mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá para alegar desconhecimento, custo a acreditar que se fosse o contrário a resolução seria amistosa, isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores! Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo", diz o texto. 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00