Manjar de culinária, ter um inglês fluente e, principalmente, contar com boas conexões. Estes foram os ingredientes para que o jovem cozinheiro José Guilherme Goettert Larratea, 24 anos, fosse escolhido para auxiliar as chefs particulares Corrina Becker e Tanya Collyer no preparo das refeições da banda norte-americana Red Hot Chili Peppers em Porto Alegre.
Nascido em Santo Augusto, no noroeste do Estado, Larratea foi criado na Capital e, desde os 16 anos, atua com culinária. Atualmente, trabalha na cozinha do restaurante Solos Costero, que fica no BarraShoppingSul — porém, nesta quinta-feira (16), ele estará totalmente dedicado a atender aos pedidos da banda norte-americana em sua passagem por Porto Alegre.
De acordo com o cozinheiro, a função deve começar cedo, prevendo diversas refeições dos músicos ao longo do dia. Porém, ele ainda não recebeu o cardápio que será servido para os artistas. Segundo Larratea, o quarteto gringo, por viajar com as suas chefs particulares, já tem um menu pronto e os assistentes locais contratados — como é o caso do gaúcho — ajudam na execução dos pratos no agitado dia a dia dos shows.
— O que deve ser servido para os músicos, na verdade, vem do que for demandado por eles. É um processo muito importante o de escutar o que eles querem, saber executar e estar disposto a encarar a loucurada que é um dia de show. Esse é um tipo de cliente que vai ter um gasto de energia muito grande no dia, que será bem corrido. Então, tem que ser uma alimentação que seja mais para ajudar do que atrapalhar eles — comenta Larratea.
O cozinheiro explica que a alimentação deve ser algo mais prático e saudável, sem um grande processo de preparo.
— É diferente de uns anos atrás, que existia uma ideia de comida de camarim, com todo um glamour e tal. Hoje em dia, é muito mais visto com uma ideia de alimentação funcional.
Com o menu já todo previamente pensado, provavelmente, os músicos do Red Hot Chili Peppers não vão experimentar nada típico do Rio Grande do Sul — mesmo tendo um profissional gaúcho ajudando a comandar o fogão nesta quinta-feira.
— Meu sonho era fazer um churrasco, um pão de alho para eles, deixar um potinho de sagu para eles levarem para o avião, bem certinho (risos). Botar um chimarrão e uma térmica para eles antes do show também seria legal — brinca o cozinheiro.
Não é a primeira vez
Apesar da pouca idade, o cozinheiro já teve outra experiência como assistente de chef de uma grande banda de rock. No ano passado, ele viveu esta mistura de "música e comida" ao ser chamado para preparar as refeições da banda Metallica, que se apresentou na Fiergs em maio.
— Era a minha primeira vez e eu tinha uma ideia de camarim como aqueles da época dos anos de ouro do rock, uma loucurada, mas a alimentação deles foi muito serena, tudo bem tranquilo. Eles comem quase tudo vegetariano ou com peixe, essas paradas assim.
Para Larratea, tanto ao cozinhar para o Metallica quanto ao preparar os pratos para o Red Hot Chili Peppers, o cuidado com os detalhes é muito importante, principalmente porque a refeição é para um número reduzido de pessoas e algumas delas podem ter restrições alimentares, como alergias.
— A comida pode ser o primeiro remédio, mas também pode ser o primeiro veneno. Tem que ter muita atenção — ressalta.
E, ainda que não seja marinheiro — na verdade, cozinheiro — de primeira viagem, ele não deixa de ter uma grande expectativa ao cozinhar para bandas que admira:
— A adrenalina sempre acontece. E, para mim, é um sinal de que eu me importo, de que estou engajado para dar o meu melhor. É um fardo bem pesado de ser carregado, é uma responsabilidade muito grande, mas também é uma experiência indescritível poder passar o dia escutando o Metallica, o Red Hot ensaiar. E ainda saber que o que eu estou fazendo vai ser servido para eles e, depois do show, quando eles forem comer, vai ter vai ter uma mãozinha minha lá.
O Red Hot Chili Peppers volta à capital gaúcha nesta quinta-feira (16), com apresentação marcada para a Arena do Grêmio. A banda traz a Unlimited Love Tour, que tem rodado o Brasil com shows que misturam nostalgia e novidades.