Porto Alegre será a cidade de Luan Santana neste sábado (14). Não, não haverá nenhum golpe na prefeitura: é que o cantor sertanejo traz o Luan City Festival ao Beira-Rio, acompanhado de Guilherme e Benuto, João Gomes e Jorge e Mateus. A abertura dos portões será às 14h.
O festival integra o projeto Luan City, que teve início em 2021 e serviu como show que virou DVD, rendeu EPs e turnês nacionais e internacionais. Outro desdobramento desta era do cantor ocorreu em março: ele gravou o DVD Luan City 2.0, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Em junho, ele lançou a Fase 1 do novo DVD e, no mês passado, saiu a Fase 2.
As músicas do Luan City 2.0 devem estar no repertório deste sábado — casos de Mulher Segura, Meio Termo, Ambiente Errado, Deus é Muito Bom, Me Desbloqueia Aí. O cantor também adianta que devem entrar Solteirou, Coração Cigano e Abalo Emocional, que são da primeira parte do projeto. Contudo, Luan assegura que clássicos de seu passado não faltarão, como Meteoro, Sinais e Tudo O Que Você Quiser.
Com tons futuristas, a cidade de Luan compacta estrutura de luz e LED, ativações, cenografia e experiências apresentadas durante o DVD Luan City 2.0. Para ele, é mais que um show.
— Tem a concepção de uma grande festa, capaz de abraçar as pessoas da plateia como parte da apresentação. A ideia é essa: trazer para minha história uma nova sonoridade — diz Luan.
Sobre os convidados para a edição porto-alegrense do festival, Luan destaca que são todos grandes amigos. Em especial, destaca a estreia de João Gomes na capital gaúcha.
— São convidados que contemplam o sertanejo raiz, o sertanejo contemporâneo e o piseiro, esse ritmo tão envolvente que traz João pela primeira vez a Porto Alegre — sublinha Luan. — Proporcionar ao público gaúcho a estreia do João tem sido uma honra. Como realmente é uma cidade, é uma junção de ritmos, de sensações e atrações acontecendo ali.
Popstar
Embora Luan tenha virado referência no sertanejo romântico, o apelo do cantor tem enveredado cada vez mais para o pop. Na gravação do Luan City 2.0, por exemplo, vestiu uma capa branca cheia de pedrarias, que foi inspirada no figurino do britânico Harry Styles. A própria estrutura do projeto City é de um grande artista internacional.
Por conta desse posicionamento de popstar, o cantor tem sido visto com bons olhos por produtores para integrar grandes festivais que costumam focar no pop e rock, sem a presença de sertanejos.
Em entrevista para a Billboard Brasil, Roberto Medina, criador do Rock in Rio e do The Town, revelou que Luan será convidado para furar essa bolha em um dos seus festivais.
"Hoje não existe mais espaço para rótulos”, disse o empresário à publicação. “Luan é sertanejo, mas também é pop. Tem uma performance fantástica, uma trilha fenomenal."
Sobre as especulações de seu nome nesses festivais, Luan se limitou a comentar:
— Meu sonho é poder fazer parte de eventos tão grandiosos e que têm uma repercussão gigante na nossa música.
Outras atrações
Jorge e Mateus
Uma das duplas mais aclamadas do sertanejo, Jorge e Mateus estão em atividade desde 2005 e acumulam hits como Pode Chorar, Voa Beija-Flor, Propaganda, Molhando o Volante e Amo Noite e Dia. Em agosto, a dupla lançou seu single mais recente, intitulado Dói.
João Gomes
Natural de Serrita (PE) e cantor de vaquejada, João Gomes é uma das principais estrelas do piseiro (ritmo derivado do forró) aos 21 anos. Ele estourou com seu primeiro álbum, Eu Tenho a Senha, em 2021, que trazia os hits Meu Pedaço de Pecado, Se For Amor, Mete Um Block Nele e Aquelas Coisas. Entre seus sucessos também há Dengo, Eu Tenho a Senha, Debaixo do Cobertor e Digo ou Não Digo.
Guilherme e Benuto
Formada por dois irmãos de Campinas (SP), a dupla sertaneja se projetou a partir de 2019, por conta do single 3 batidas. Antes, os dois integravam o trio Villa Baggage, entre 2008 e 2018, com a cantora Emy Maziero. Guilherme começou a tocar sanfona aos nove anos, enquanto Benuto se formou em música erudita e integrou orquestras sinfônicas. O repertório deste sábado deve trazer hits como Haja Colírio, Duas Três, Manda Um Oi, Esse B.O. É Meu e Assunto Delicado.
Luan City Festival
- Neste sábado (14), a partir das 14h, no Estádio Beira-Rio (Avenida Padre Cacique, 891).
- Classificação: 14 Anos. Menores de 14 anos poderão ingressar no evento acompanhados de pelo menos um dos pais ou responsável legal. Já as áreas Open Bar somente serão acessadas por maiores de 18 anos.
- Ingressos a partir de R$ 97,50, com taxas, à venda no site ticket360.com.br.