Previsto originalmente para ser realizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), a primeira edição porto-alegrense do Festival Turá será realizado em novo local. A organização do evento anunciou nesta sexta-feira (20) que o Anfiteatro Pôr do Sol receberá o festival.
Em nota, o Turá divulgou que a escolha do novo local vai ao encontro da essência do projeto, que, conforme a organização, "busca abraçar a diversidade e a sustentabilidade por meio da música, da gastronomia, das pessoas e da localização em meio à natureza".
Francesca Alterio, diretora de marketing da Time For Fun, empresa idealizadora do Turá, ressaltou em comunicado que a decisão foi tomada após uma avaliação criteriosa, que "mobilizou todos os envolvidos na organização e realização do evento". "Estamos comprometidos em criar um ambiente acolhedor e confortável para o nosso público, os artistas e todos aqueles que fazem o Turá acontecer", assegura.
Gustavo Sirotsky, diretor da Maia Entretenimento, parceiro local da T4F na realização do festival em Porto Alegre, destacou em nota que o Turá irá reabrir o Anfiteatro Pôr do Sol, recolocando o espaço no mapa dos grandes eventos da Capital e contribuindo com a movimentação da cultura e do turismo de Porto Alegre. "Estamos muito felizes com a oportunidade de reconectar o público e a cidade com esse espaço tão clássico e tratando essa retomada com todo o carinho e a atenção que ela merece", completa.
O Anfiteatro Pôr do Sol não recebe eventos desde 2019. De acordo com a organização do Turá, a mudança de local foi uma sugestão do Instituto Curicaca, ONG que atua na conservação da biodiversidade, salvaguarda cultural e promoção do ecodesenvolvimento.
"O Anfiteatro Pôr do Sol é um lugar excelente para receber o festival Turá. É um espaço público e democrático, associado à natureza da Orla do Guaíba e que é parte importante da memória cultural de Porto Alegre. Poder sugerir e ajudar a T4F nessa escolha, alinhada com os princípios de sustentabilidade que o evento e a empresa estão adotando, é fazer parte da busca por uma cidade e uma comunidade sustentável. É comprometer-se e agir, pelos objetivos da ONU, com um planeta que grita por maior responsabilidade da sociedade, governos e empresas”, explica Alexandre Krob, coordenador técnico do Instituto Curicaca, em nota.
Segundo o Turá, a parceria envolveu a consulta e a orientação da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da SMAMUS - Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade - que aprovou toda a operação necessária para a realização do festival.
"É uma alegria para a Prefeitura e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade retomar a utilização do Anfiteatro Pôr do Sol com o Turá, justamente pela representatividade que o festival tem. A retomada será feita com todo o cuidado necessário, com monitoramento da fauna através de profissionais habilitados e sem comprometer as espécies locais", afirma Germano Bremm, secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.
Evento
As datas seguem as mesmas, 18 e 19 de novembro, assim como as atrações. No sábado (18), haverá shows de Emicida, Fresno convida Pitty, Alceu Valença, Papas da Língua, Jup do Bairro e Bloco Império da Lã, além de sets dos DJs das festas Cadê Tereza?, Cabaret, Blow Up e Céu Bar + Arte.
Já no domingo (19) o festival terá Caetano Veloso, Baco Exu do Blues, Duda Beat, Marina Sena, Francisco, el Hombre e Bloco da Laje x— nos intervalos, a discotecagem por conta de Cadê Tereza? por Nanni Rios, DJ Chernobyl, a dupla de DJs Carol Sanches & Raquel Pianta e o festival Morrostock.