O ex-vocalista da banda pop Smash Mouth, Steve Harwell, morreu nesta segunda-feira (4), aos 56 anos. A informação foi confirmada pelo empresário Robert Hayes e divulgada no perfil oficial do grupo, que segue na ativa.
"Steve será lembrado por seu foco inabalável e sua determinação apaixonada para alcançar o topo do estrelato pop. Descanse em paz sabendo que você mirou nas estrelas e magicamente alcançou o seu objetivo", diz a postagem no X (antigo Twitter).
O músico estava com insuficiência hepática em estágio terminal e recebia cuidados paliativos em casa. Harwell anunciou a aposentadoria em 2021, alegando problemas de saúde mental e física. Com o Smash Mouth, ele fez sucesso com o hit All Star, que falava sobre a busca pela fama, e com a versão de I'm a Believer, dos Monkees, para a trilha sonora da animação Shrek (2001).
"Com Steve, o Smash Mouth vendeu mais de 10 milhões de álbuns em todo o mundo e liderou as paradas com dois singles de sucesso nº 1, cinco singles no Top 40, três singles no Hot 100, quatro álbuns da Billboard 200 e uma indicação ao Grammy", afirma o comunicado de Hayes.
Harwell formou o Smash Mouth em 1994, na Califórnia. Ele começou a carreira musical no grupo de rap F.O.S., da cidade de San Jose. Com a nova banda, que surgiu voltada para o ska e o reggae e depois tomou uma pegada mais pop, o primeiro disco foi lançado em 1997. Fush Yu Mang contava com canções como Walkin' on the Sun e o cover de Why Can't We Be Friends?, do War.