Na última vez em que se apresentou em Porto Alegre, no final do ano passado, ou até mesmo no início de 2023, quando subiu ao palco do Planeta Atlântida, Luísa Sonza estava diferente. Não era a mesma que sobe ao palco do Pepsi On Stage nesta sexta-feira (29), a partir das 23h30min, imersa em uma nova fase artística e pessoal.
As mudanças decorrem da criação do álbum Escândalo Íntimo, lançado em agosto, mas também do recente término de relacionamento pelo qual a cantora passou, após uma traição. São dois processos que marcam e transformam.
— O álbum é uma viagem ao meu subconsciente, em que aparecem medos, angústias, lembranças... O processo de construção desse disco acabou sendo uma forma de colocar tudo isso para fora e reafirmar para mim mesma a minha força e as minhas fragilidades — avalia Luísa Sonza.
Mas diferentemente do disco anterior, Doce22, que inaugurou o espectro da vulnerabilidade no cancioneiro de Luísa, Escândalo Íntimo não aprofunda tanto assim tais questões. Algumas faixas são especialmente sensíveis — como a que narra a experiência da cantora durante uma crise de ansiedade, Principalmente Me Sinto Arrasada —, mas há um equilíbrio maior entre as temáticas, guiando o ouvinte por lugares que vão do sofrimento psíquico ao prazer sexual.
— Busco brincar com esses contrastes. Se através da arte mostramos nossas verdades, faz parte dela mostrar todas essas "facetas" — explica a cantora.
Como fica a música Chico?
Uma das facetas mostradas em Escândalo Íntimo é o romantismo. Não somente nela, mas principalmente na faixa Chico, uma homenagem ao então namorado, o empresário Chico Moedas. A música tem ritmo inspirado na bossa nova e recupera trechos da canção Folhetim, composta por Chico Buarque e consagrada na voz de Gal Costa, para entoar o refrão que se tornou viral: "Chico, se tu me quiseres / Sou dessas mulheres / De se apaixonar".
Apesar do término traumático, Luísa Sonza vai continuar cantando a música Chico em shows, como confirmou à reportagem de GZH.
— É sobre a arte. Sobre a música. Sobre o amor que existe em mim. Por isso que estou aqui — justifica.
A canção chegou a ser a mais ouvida no Spotify brasileiro e entrou também para o top 30 do ranking mundial da plataforma, na posição 27. Luísa Sonza e Chico Moedas se tornaram o casal do momento entre as celebridades do país, celebrados pelo público e figurando em portais da internet e programas de televisão. Até a manhã de 20 de setembro, quando Luísa comunicou que os dois haviam terminado a relação.
A gaúcha participou do programa Mais Você, de Ana Maria Braga, e leu ao vivo uma carta na qual revelava ter sido traída por Chico Moedas. "É insuportável que a traição, a quebra de combinado, respeito, confiança, zelo, cuidado, continue sendo normalizada", iniciou ela, destrinchando o que estava sentindo ao longo do texto. No final, Luísa mandou um recado para o ex-namorado: "Hoje eu te dou um adeus, por mim e por todas nós". Mas o adeus será somente ao Chico, a pessoa.
Primeiro show após o término
Três dias depois de anunciar o fim do relacionamento, a cantora iria se apresentar em um festival em São José do Rio Preto, mas cancelou a participação no evento. O primeiro show após o episódio será nesta sexta, em Porto Alegre. A expectativa de como será a apresentação está alta entre o público.
É possível que a cantora se deixe levar pela emoção em alguns momentos do show — ao cantar Chico, por óbvio, e até ao cantar Iguaria, música de seu novo disco que também funcionava como uma declaração de amor. Contudo, Luísa garante que será uma noite de alto astral. O repertório reunirá faixas de Escândalo Íntimo e clássicos dançantes da cantora, como Braba, Anaconda e Cachorrinhas.
— É um show variado, que mescla músicas lentas com músicas dançantes e transita por vários momentos e várias sensações.
A cantora não esconde que ainda está fragilizada com a situação enfrentada na vida pessoal. Nesta semana, ela anunciou que se afastaria das redes sociais por um tempo, deixando seus perfis aos cuidados da equipe. "Meu foco agora é voltar a trabalhar e divulgar meu álbum, que é o que eu sempre quis", escreveu.
Em meio ao cenário delicado, Luísa considera que tocar no Rio Grande do Sul é uma forma de encontrar conforto. A cantora é natural de Tuparendi, no noroeste do Estado.
— É sempre muito prazerosa a sensação de estar cantando em casa novamente. Fico muito feliz. Estar de volta às origens, ainda que de passagem, é reconfortante e revigorante — diz.
Já sobre a mensagem que deseja que seu álbum e suas experiências pessoais deixem às mulheres, a cantora afirma:
— Jamais tenham medo de mostrar quem vocês verdadeiramente são e ir atrás do que almejam.
Luísa Sonza em Porto Alegre
- Sexta-feira (29), a partir das 23h30min, no Pepsi On Stage (Avenida Severo Dullius, 1.995), em Porto Alegre
- Ingressos inteiros a partir de R$ 230, disponíveis na plataforma Sympla
- Há opção de ingresso solidário, a partir de R$ 120, e desconto de 50% para sócios do Clube do Assinante RBS