O funkeiro MC Marcinho, 45 anos, teve uma piora em seu quadro de saúde e foi retirado da fila por um transplante de coração. Ele está internado desde 27 de junho e respira com a ajuda de aparelhos, além de utilizar um coração artificial. A atualização do quadro clínico do músico foi confirmada pela assessoria dele ao portal g1.
A retirada de Marcinho da fila pelo transplante se dá em razão das regras do Sistema Nacional de Transplantes, regido pelo SUS. Para que possa ser transplantado, o paciente precisa apresentar condições mínimas para suportar a cirurgia e receber o órgão. Conforme a assessora do cantor, Vanessa Bicalho, a piora de Marcinho inviabiliza a realização da cirurgia:
— Muitas complicações estão surgindo agora e, nesse momento, ele não tem condições de fazer a cirurgia. Ele estava na fila do transplante, mas com o quadro de infecção se agravando, não pode fazer a cirurgia.
Diante da piora, a família de MC Marcinho deu início a uma campanha por doações de sangue para ele. Nas redes sociais, o irmão do funkeiro, Mauro Garcia, pediu também por orações.
"Amigos, eu estou precisando muito da ajuda de vocês mais uma vez. A situação do meu irmão piorou e só um milagre de Deus para que a gente não perca ele. Desde já, obrigada por todas orações. Me ajudem. Nosso Deus é o Deus do impossível", escreveu.
Conhecido por hits como Glamurosa e Princesa, MC Marcinho deu entrada no hospital no dia 27 de junho, por conta de complicações decorrentes de uma cirurgia para troca de marca-passo. Em 10 de julho, já hospitalizado, ele sofreu uma parada cardíaca e passou a necessitar do auxílio de um pulmão artificial para respirar.
Na sequência, em 14 de julho, o funkeiro foi submetido a uma cirurgia para a implantação de um coração artificial. Ele deve permanecer com o dispositivo até a possibilidade da cirurgia do transplante.