O cantor Jorge Aragão, 74 anos, foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin. Segundo informações divulgadas pela assessoria do artista ao portal g1, neste sábado (15), o músico passou por uma bateria de exames e iniciará o tratamento imediatamente.
A doença, que afeta 1,5 milhão de pessoas no mundo, já foi enfrentada por outras personalidades brasileiras, como o ator Reynaldo Gianecchini e a escritora Gloria Perez. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), existem mais de 20 tipos de linfomas não Hodgkin.
A enfermidade ataca o sistema linfático, responsável pela imunidade e, caso tratada em estágio inicial, têm chance de cura em 80% dos casos. No entanto, se avançado, a taxa cai para 40% a 70% dos casos.
O tratamento pode envolver quimioterapia, radioterapia, terapia medicamentosa direcionada, engenharia de células imunológicas, transplante de medula óssea e imunoterapia.
Relembre famosos que já lutaram contra a doença:
- Gloria Perez: a escritora percebeu um caroço saltando do pescoço em 2009, ano que escrevia a novela Caminho das Índias. Após exames, a dramaturga teve a confirmação de que se tratava de um tumor na tireoide. A artista passou por cirurgia de urgência para retirada da tireoide, além de seis sessões de quimioterapia para se recuperar do linfoma.
- Reynaldo Gianecchini: o diagnóstico do ator foi feito em 2011, após ter sido internado para identificar as causas de duas infecções, uma na perna e outra alérgica. Com o tratamento, o artista se curou da doença e retomou a carreira.
- Edson Celulari: foi diagnosticado em junho de 2016, aos 58 anos. Foram necessários alguns meses de quimioterapia para que o ator tivesse remissão. Por precaução, submeteu-se a mais 12 sessões de radioterapia.
- Jane Fonda: a atriz americana vencedora do Oscar revelou em dezembro do ano passado, aos 84 anos, a doença em remissão. Havia dois meses que a estrela estava em tratamento quimioterápico.
- Dilma Rousseff: a ex-presidente descobriu o câncer em 2009, quando era ministra da Casa Civil. Segundo o portal Uol, ela enfrentou sessões de quimioterapia e aplicações de radioterapia para tratar a enfermidade.