O mês de junho é, com certeza, um dos períodos mais aguardados pelos brasileiros. Os quatro cantos do país tornam-se palco de arraiás, quermesses e quadrilhas, em comemoração às festas juninas. Tradicionalmente, as celebrações homenageiam três santos católicos: Santo Antônio, no dia 13, São João, no dia 24, e São Pedro, em 29. Embora a origem seja cristã, as festas desenvolveram uma identidade multicultural, fazendo com que cada região do Brasil celebre à sua maneira, adaptando as tradições aos costumes locais e populares.
Em qualquer lugar em que se celebre, o que não pode faltar é o clima de alegria e o ritmo envolvente do baião, xote, xaxado e forró. Ou seja, uma boa música, principalmente aquela que se perpetua de geração em geração. Neste mês de junho, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais de músicas aos seus autores, divulgou uma lista com as composições mais tocadas nas festas juninas ao longo dos últimos 10 anos. GZH reuniu as 10 mais tocadas para te ajudar a preparar uma playlist repleta de clássicos para as celebrações.
As 10 músicas de festa junina mais tocadas no Brasil
1. Festa na Roça | Mario Zan e Palmeira
A liderança fica com Festa na Roça, dos músicos Mario Zan e Palmeira. Composta em 1951, a música tem como marca o ritmo da sanfona.
2. Olha Pro Céu | Luiz Gonzaga e José Fernandes de Carvalho
Clássico de José Fernandes de Carvalho e Luiz Gonzaga, um dos principais expoentes da música nordestina, Olha pro céu está entre as composições obrigatórias para uma boa festa junina. A música foi inspirada nos próprios festejos.
3. O Sanfoneiro Só Tocava Isso | Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros
A canção de Haroldo Lobo e Geraldo Medeiros é sucesso nos arraiás. A música já foi regravada por artistas como Tonico e Tinoco, Xuxa e Suricato, esta última versão foi tema de abertura da novela Êta Mundo Bom! (2016), da Globo.
4. Asa Branca | Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Composta pelo Rei do Baião em parceria com Humberto Teixeira, é mais um dos destaques dos festejos. Canção de 1947, sua história atravessa décadas e é considerada um dos grandes hinos brasileiros.
5. Pagode Russo | Luiz Gonzaga e João Silva
O nome de Luiz Gonzaga é sempre bem-vindo em qualquer celebração. A música Pagode Russo, de 1946, composta junto com João Silva, traz uma quadrilha dançante ao som do baião.
6. Eu Só Quero Um Xodó | Anastácia e Dominguinhos
Mais um clássico popular por todo o Brasil. Composta pelos cantores pernambucanos Dominguinhos e Anastácia, em 1962, a música fala sobre o desejo de encontrar um amor "que acabe o meu sofrer".
7. O Xote das Meninas | Zé Dantas e Luiz Gonzaga
O refrão "Ela só quer, só pensa em namorar" faz parte da composição de Zé Dantas e Luiz Gonzaga. Com o 7º lugar no ranking do Ecad, a música destaca Gonzagão como o compositor que se fez mais presente nos festejos juninos nos últimos 10 anos.
8. Esperando na Janela | Targino Gondim, Raimundinho do Acordeón, Manuca Almeida
A canção transborda sentimentos e tornou-se um clássico na voz de Gilberto Gil, gravada para a trilha sonora do filme Eu, Tu, Eles (2000), com Regina Casé, Lima Duarte e Stenio Garcia.
9. São João Na Roça | Zé Dantas e Luiz Gonzaga
"A fogueira tá queimando em homenagem a São João. O forró já começou, vamos gente, rapapé neste salão", já cantava Luiz Gonzaga. A composição é parceria com Zé Dantas.
10. Fogo Sem Fuzil | Luiz Gonzaga e José Marcolino
O reinado de Luiz Gonzaga se faz presente mais uma vez. Das 10 músicas mais ouvidas nas festas de São João nos últimos anos, de acordo com o Ecad, Gonzagão assina seis.