A cantora italiana Laura Pausini, 49 anos, foi escolhida como personalidade de 2023 pela Academia Latina de Gravação, responsável pelo Grammy Latino. A artista será homenageada em um evento de gala durante a semana da premiação, que está marcada para ocorrer em 16 de novembro, em Sevilha, na Espanha.
"Laura Pausini é uma das artistas mais talentosas e queridas de sua geração cujo compromisso com a defesa e a igualdade de direitos é exemplar. Ao longo de sua carreira de mais de três décadas, sua voz extraordinária continuamente rompe barreiras entre idiomas e gêneros, criando um vínculo especial com o público em todo o mundo", afirmou em comunicado Manuel Abud, CEO da Academia Latina de Gravação.
Abud ainda informou que a escolha se deve ao fato de Laura ser uma artista multifacetada e multilíngue e por todo o apoio e compromisso com causas como o combate à fome e a luta pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+.
Ao jornal Los Angeles Times, a cantora disse estar se sentindo muito honrada pelo reconhecimento e pela homenagem ter vindo neste atual momento, em que completa 30 anos de carreira.
— Dizer hoje que receberei este importante reconhecimento me enche de orgulho, alegria e força para continuar dando passos firmes e inspirando a nova geração de artistas — declarou.
A cerimônia reconhece músicos de herança ibero-americana e as realizações na indústria musical latina, assim como os esforços humanitários dos artistas. A celebração contará com interpretações do repertório de Laura por artistas e amigos famosos, mas os detalhes ainda não foram anunciados. A receita arrecadada será revertida para instituições beneficentes.
— A língua espanhola abriu as portas para mim desde muito jovem, fez com que eu me sentisse em casa, me inspirou a seguir em frente e a explorar e a viver a música sem barreiras ou limites — comentou ainda a artista, que já gravou canções em espanhol e português.
Esta será a primeira vez que a entrega anual do prêmio será realizada fora dos Estados Unidos. A cerimônia costumava ocorrer em Las Vegas. O evento será transmitido pela Televisa Univision, em colaboração com a Radio Televisión Española (RTVE).
Outros ganhadores do prêmio
O reconhecimento que Laura receberá já foi concedido a outras estrelas da música, incluindo os brasileiros Caetano Veloso, Gilberto Gil e Roberto Carlos. Confira a lista completa:
- Emilio Estefan (2000)
- Julio Iglesias (2001)
- Vicente Fernández (2002)
- Gilberto Gil (2003)
- Carlos Santana (2004)
- José José (2005)
- Ricky Martin (2006)
- Juan Luis Guerra (2007)
- Gloria Estefan (2008)
- Juan Gabriel (2009)
- Plácido Domingo (2010)
- Shakira (2011)
- Caetano Veloso (2012)
- Miguel Bosé (2013)
- Joan Manuel Serrat (2014)
- Roberto Carlos (2015)
- Marc Anthony (2016)
- Alejandro Sanz (2017)
- Maná (2018)
- Juanes (2019)
- Rubén Blades (2021)
- Marco Antonio Solís (2022)