O Prêmio Profissionais da Música (PPM) vai ser realizado entre os dias 1º e 4 de junho, em Brasília, no Distrito Federal. Em sua 7ª edição, o evento celebra a cultura popular e marca o retorno da cerimônia ao formato presencial.
O jornalista e pesquisador Juarez Fonseca, o cantor Chico Science, a cantora Lia de Itamaracá e o artista plástico Renato Matos serão os grandes homenageados da celebração, reconhecidos com base em suas contribuições para o setor cultural.
Na modalidade "Produção", o jornalista cultural Juarez Fonseca será homenageado pelos seus mais de 52 anos de atuação na divulgação e na valorização da música brasileira. Pesquisador da área, produtor de discos e shows, atualmente, Fonseca também é colunista de GZH.
A cantora e compositora Lia de Itamaracá, conhecida como Rainha da Ciranda, será o destaque da modalidade "Educação". O reconhecimento se dá em razão de sua trajetória artística e por sua atuação na difusão da ciranda no Brasil e ao redor do mundo.
Em "Criação", a homenagem será atribuída ao cantor Chico Science, falecido em 1997. Ele é considerado o percursor do movimento Mangue Beat. O artista revolucionou a cena cultural de Pernambuco ao incorporar elementos da música nordestina com o rock'n roll e o hip-hop.
Em razão da sua presença nas variadas linguagens artísticas, Renato Matos receberá a homenagem na modalidade "Convergência". Poeta, artista plástico, cantor, compositor e multi-instrumentista, Matos carrega um legado de contribuição e sensibilização cultural nas diversas áreas.
Além das homenagens, a cerimônia irá premiar profissionais de toda a cadeia produtiva e criativa da música em 176 diferentes categorias.
Ao longo dos quatro dias, o Prêmio Profissionais da Música reúne uma programação de apresentações, workshops e palestras. Todas as atividades, assim como as premiações, serão transmitidas na íntegra no canal do YouTube do PPM.