Uma dupla sertaneja criada com a ferramenta ChatGPT — chatbot projetado pela OpenAI e financiado principalmente pela Microsoft — tem chamado atenção nas redes sociais. O projeto é do músico e produtor Diogo Tupinambá, pensado com o objetivo de lançar uma faixa sertaneja que ele, que é roqueiro, compôs.
A história viralizou no TikTok, rede na qual o carioca de 28 anos explicou o processo de criação da música em vídeos publicados. Ele compôs, com a ajuda da namorada e de amigos, uma canção sertaneja que fala sobre inteligência artificial.
A canção, intitulada ChatGPT, traz versos como “Tô tentando escrever uma carta pra você voltar / mas eu não sei o que falar.... / ChatGPT faz um recadinho para ela voltar pra mim / escreve dizendo que eu ainda estou a fim / e que nosso amor não pode acabar”.
Por conta de sua origem roqueira, Diogo avaliou que não faria sentido ele próprio lançar a faixa. Por isso, criou um "parceiro" e o batizou com a ajuda de uma lista do ChatGPT que traz dez nomes de duplas sertanejas que não existem. Ele ainda aproveitou a inteligência artificial para criar a aparência dos cantores fictícios e a capa do single.
O resultado é a criação da dupla João Miguel & Pedro Henrique, "autora" da música lançada no Spotify. Até esta quarta-feira (31), a canção já havia sido reproduzida mais de 15,9 mil vezes na plataforma.