O universo da cultura pop foi movimentado pelo vazamento de imagens relacionadas a uma das apresentações mais lembradas da história das premiações. Na madrugada desta quarta-feira (21), um canal de fãs publicou o vídeo completo do ensaio de Madonna, Britney Spears e Christina Aguilera para o MTV Video Music Awards (VMA) 2003. A performance ficou marcada pelo icônico beijo entre a Rainha do Pop e suas duas discípulas.
Trata-se de um teste “valendo” do posicionamento de câmeras, de som (microfones), coreografia, marcação de palco e até de alguns figurinos. Britney, que começa cantando o clássico Like a Virgin, aparece com a mesma grinalda da apresentação oficial e logo se revela sem maquiagem e com o cabelo ainda não produzido. Aparentemente cantando ao vivo, a eterna princesinha do pop vestia uma saia colegial bem curtinha, uma camisa curta e um colete vermelho. Na noite da performance, ela surge com uma roupa parecida com a que Madonna usou em 1986, quando lançou a música no mesmo evento.
Na sequência, Christina Aguilera aparece com os cabelos presos, também de grinalda, entregando vocais potentes, vestindo um short e uma camiseta lilás, com o rosto do guerrilheiro Che Guevara.
Madonna surge após a execução da marcha nupcial, de dentro do bolo cenográfico, içada por um elevador, vestindo o mesmo figurino de "noivo" usado na apresentação oficial, que ocorreu em setembro de 2003.
Elas seguem o ensaio com a coreografia e, claro, com emblemático beijo triplo.
Na época, o fato repercutiu por semanas na mídia mundial e, ainda hoje, é lembrado como um marco do pop. Por fim, a rapper Missy Elliott, que originalmente faz parte do remix da faixa Hollywood, também sobe ao palco, para abençoar a união das estrelas.
Curiosidades sobre a apresentação
Na noite da apresentação ao vivo, transmitida pela MTV norte-americana, o público acompanhou o momento do beijo entre Britney e Madonna, porém, logo na sequência, a imagem é cortada para mostrar a reação de Justin Timbarlake ao ocorrido.
O cantor era ex-namorado de Britney e eles haviam se separado há pouco tempo. Dessa forma, a imagem do beijo entre Madonna e Christina ficou prejudicada, pois mal apareceu na telinha. No vídeo vazado, o beijo de ambas é mostrado com detalhes.
Outra história envolvendo a lendária apresentação foi revelada em janeiro deste ano, quando a atriz e cantora Jennifer Lopez contou ao site E! News que ela se apresentaria ao lado de Madonna e Britney Spears no VMA 2003, e não Christina Aguilera.
“Sim, é verdade o que dizem. Eu estava, na verdade, gravando um filme no Canadá. Eu me encontrei com Madonna e Britney na casa dela para fazer isso”, disse. “E então não pude deixar o projeto, e foi aí que colocaram a Christina Aguilera pra cantar”, acrescentou.