Atualização após a publicação da matéria (26/3): A noite deste domingo (26) do POA Jazz começará às 19h, uma hora antes do que havia sido inicialmente estabelecido. A abertura do Centro de Eventos do BarraShoppingSul será às 18h. A mudança ocorreu porque a noite de sábado (25/3) foi interrompida devido à falta de luz na região. A banda The Jazz Passengers chegou a fazer um show acústico para o público presente, mas as demais atrações foram reagendadas: a dupla argentina Matías Arriazu & Sebastián Machi abrirá a programação deste domingo (as outras três atrações de domingo seguem confirmadas), e a baixista Ana Karina Sebastião será convidada para a próxima edição do evento, em novembro deste ano. Leia mais sobre as mudançaa nesta reportagem.
Um festival que tem se consolidado ano após ano no calendário cultural de Porto Alegre volta agora em sua plenitude e ao seu local de origem. Desta sexta-feira (24) a domingo (26), a 7ª edição do POA Jazz Festival levará nomes nacionais e internacionais ao Centro de Eventos do BarraShoppingSul (veja detalhes sobre ingressos ao final do texto).
Originalmente, a edição deste final de semana era para ter ocorrido em novembro de 2022. No entanto, atrasos nos repasses da Lei Rouanet empurraram o evento do ano passado para março. De qualquer maneira, a edição de 2023 está prevista para ser realizada entre 24 e 26 de novembro.
A edição anterior do festival havia sido em 2021, em formato híbrido, no Instituto Ling. De lá para cá, o POA Jazz promoveu shows de aquecimento no próprio Ling e um evento homenageando Renato Borghetti, em dezembro.
Desta vez, o festival volta a ser realizado em seu espaço tradicional, o Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Além de música, o POA Jazz contará com bares com comidas e bebidas, Atelier Errante (onde artistas plásticos produzem obras ao vivo), venda de discos de jazz, entre outras atrações. O evento também realizará oficinas e debates no Ling (com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas para esses encontros e podem ser feitas pelo site institutoling.org.br).
Quanto às atrações que subirão ao palco, haverá uma mescla de nomes locais, nacionais e internacionais. Segundo Carlos Branco, curador e produtor-executivo do festival, o evento sempre procura passear por todos os subgêneros do jazz. Ele sublinha que, hoje em dia, o ritmo é muito amplo:
— Em outros países, os festivais de jazz têm até show de rock. Procuramos seguir uma linha de música de qualidade no evento, mas que, ao mesmo tempo, seja bastante aberta. Que traga diferentes escolas de jazz.
Na sexta, a abertura do POA Jazz irá prestigiar o idealizador do festival, o guitarrista gaúcho Carlos Badia. Após ter se desligado do evento, o instrumentista lançou o disco Voo (2021), que deverá integrar parte do repertório. Trabalhando com milongas e chacareras, Badia costuma mesclar a estética do sul do Brasil com ritmos latinos.
O primeiro dia contará também com a apresentação da dupla formada pelo compositor, arranjador e pianista Cristovão Bastos e o saxofonista e flautista Mauro Senise. O primeiro é autor de canções como Suave Veneno e Resposta ao Tempo, ambas com letra de Aldir Blanc, além de Todo Sentimento e Tua Cantiga, em parceria com Chico Buarque. Um dos fundadores da Banda Black Rio, Bastos já assinou arranjos para nomes como Elza Soares, Gal Costa e Edu Lobo. Já Senise tocou e gravou com referências como Hermeto Pascoal, Wagner Tiso e Luiz Eça.
Os dois lançaram um disco em dupla no ano passado, Choro Negro — Cristovão Bastos e Mauro Senise tocam Paulinho da Viola, que deve entrar no repertório do show. Também estão previstas composições do próprio Bastos, além de temas de Gilberto Gil e Johnny Alf.
A dupla argentina Cande y Paulo fechará a primeira noite. Tido como uma das principais atrações do festival, o duo é formado pelo pianista Paulo Carrizo e pela cantora de ópera e jazz, que também toca contrabaixo, Cande Buasso. Eles se projetaram na web a partir da versões de The Thrill Is Gone, sucesso na interpretação de B.B. King, e Barro Tal Vez, de Luis Alberto Spinetta.
— Cande y Paulo misturam jazz com composições do universo da música argentina, numa linguagem de uma pureza muito grande, muito singular — descreve Branco.
No sábado (25), o sexteto gaúcho The Jazz Passengers abre os trabalhos. Formado por integrantes de Marmota Jazz e Kula Jazz e músicos renomados do cenário local, o projeto reproduz grandes grupos do jazz dos anos 1960. O festival segue com o duo argentino Matías Arriazu & Sebastián Machi. Os dois unem piano e violão oito cordas para reproduzir sonoridades do litoral da Argentina. Por fim, a baixista Ana Karina Sebastião encerra a segunda noite com seu jazz puxando para o funk. Ela já foi integrante da banda do programa Conversa com Bial, na Rede Globo, e gravou com nomes como Maria Gadú, Chico César, Arrigo Barnabé, Elza Soares, Almir Sater e Liniker.
Considerado uma dos maiores violonistas em atividade no Brasil, João Camarero abre o domingo trazendo sua técnica apurada ao palco. O instrumentista já gravou com nomes como Maria Bethânia, Yamandu Costa, Fagner e Monica Salmaso. No ano passado, lançou seu novo disco solo, Gentil Assombro. A noite segue com o projeto gaúcho Jambo Trio, que transita pelo samba jazz dos anos 1960. Encerrando o festival, o pianista holandês Mike del Ferro sobe ao palco. O instrumentista se notabilizou ao promover uma fusão entre ópera e jazz, especialmente com o álbum Belcanto (2000).
Para Branco, a sétima edição do POA Jazz Festival simboliza a retomada de um evento muito querido pela capital gaúcha.
— Porto Alegre abraçou o festival. Hoje o evento é reconhecido no calendário oficial da cidade — atesta o curador. — É um festival importante porque pode colocar em contato o músico local com seu grande ídolo ou um grande nome internacional. Rola essa troca, que é muito boa para o cenário de jazz da cidade. A Branco Produções (empresa que organiza o festival com a Fly Áudio) tem procurado sempre manter programação ao longo do ano. O próprio festival não para em sua edição anual. Procuramos estabelecer uma agenda, para que essa música que não tem tanto espaço possa estar presente não só em um final de semana.
Programação
Nesta sexta-feira (24)
- 20h – Carlos Badia e Grupo (Brasil)
- 21h - Cristovão Bastos & Mauro Senise (Brasil)
- 22h – Cande y Paulo (Argentina)
Sábado (25)
- 20h – The Jazz Passengers (Brasil)
- 21h – Matías Arriazu & Sebastián Machi (Argentina)
- 22h – Ana Karina Sebastião (Brasil)
Domingo
- 20h – João Camarero (Brasil)
- 21h – Jambo Trio (Brasil)
- 22h – Mike del Ferro Trio (Holanda)
Poa Jazz Festival — 7ª edição
- Desta sexta-feira (24) a domingo (26), sempre a partir das 20h, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Noticias, 300), em Porto Alegre.
- Ingressos: R$ 90 (por dia) ou R$ 216 (combo para os três dias).
- Ponto de venda: site da Sympla.