O trocadilho é irresistível para descrever o 2022 de Gloria Groove: foi glorioso. A cantora drag queen lançou disco que estourou, emplacou hits, fez shows em grandes festivais e apresentou programa de TV. Embalada por esse momento resplandecente da carreira, a artista se apresenta na 26ª edição do Planeta Atlântida, no Palco Planeta, nesta sexta-feira (3).
Será a primeira vez de Gloria no festival. Segundo a cantora, o show no Planeta irá celebrar o melhor da era Lady Leste — álbum lançado em fevereiro do ano passado —, o que inclui as parcerias musicais que saíram ao longo de 2022. Ela também destaca que a apresentação contará com Proibidona (parceria com Anitta e Valesca Popozuda), primeira gravação de seu novo projeto. Para a artista, a expectativa para estrear no maior festival do Sul do país é alta:
— Tô feliz demais! Não vejo a hora de chegar nesse palco tão icônico. Sonhei muito com esse momento.
Gloria é a persona criada por Daniel Garcia, 28 anos. Natural de São Paulo (SP), ele teve uma trajetória vasta na dublagem antes de se dedicar inteiramente à música — trabalhando em séries (Once Upon a Time e Elite), filmes (Aladdin) e atrações animadas (Patrulha Canina).
Inspirado pelo reality show RuPaul's Drag Race, Daniel começou a se montar em 2014. Ele conta que Gloria Groove é uma persona livremente inspirada em sua vivência ao lado da mãe, Gina Garcia, cantora da noite paulistana e backing vocal em projetos nacionais e internacionais.
— Viver no mundo dela foi algo que me banhou das mais variadas referências musicais e também me ajudou a me entender como artista em cima do palco — sublinha.
Trazendo elementos do rap e do R&B ao pop, Gloria começou a se projetar a partir de 2016, com singles como Dona, Império e Gloriosa, que marcariam presença em seu disco de estreia, O Proceder (2017).
Após três singles lançados em 2021 — Bonekinha, A Queda e Leilão —, o disco Lady Leste saiu no ano passado acompanhado do hit Vermelho. Segundo a cantora, o título do trabalho mescla aonde ela quer chegar ("Lady", no caso, atingir a fama internacional), mas sem esquecer suas raízes ("Leste", como referência à zona leste da capital paulista).
O sucesso de seu segundo álbum foi instantâneo: todas as 13 faixas estavam no top 100 de músicas mais ouvidas do Spotify no Brasil, tornando-se também o disco de estreia mais escutado de seu final de semana de estreia no mundo todo. Em junho, recebeu disco de platina triplo após Lady Leste atingir 500 milhões de execuções nas plataformas digitais. Com o álbum, Gloria atingiu outro patamar:
— Aprendi que vale a pena sonhar grande, trabalhar duro e acreditar no impossível. É graças à autenticidade desse projeto que consegui consolidar a ideia "Gloria Groove" para o grande público. Eu faria tudo de novo.
O ano de Gloria também foi exitoso nos palcos: realizou sua primeira turnê europeia, encheu casas pelo Brasil e se apresentou em grandes festivais — como Lollapalooza Brasil e Rock in Rio. Aliás, a cantora foi a primeira drag queen a fazer um show solo no festival carioca.
— É muito gratificante a sensação de estar fazendo o novo, o rebelde, o considerado "impossível". Mais feliz ainda é saber que a minha vontade de fazer a diferença se torna uma possibilidade de existência para alguém. Este é o verdadeiro combustível por trás do sonho chamado Gloria Groove — celebra.
Além da música, Gloria estreou em 2022 como apresentadora do programa Música Boa ao Vivo, do Multishow. Para a artista, era uma tarefa com a qual sonhava e prometeu a si mesma que se comprometeria quando pudesse agarrar a oportunidade. Gostou tanto da experiência que não descarta a possibilidade de voltar ao comando da atração no futuro.
Para 2023, Gloria pretende investir muito mais em tempo de qualidade. Isso vale para dentro do estúdio, enquanto estiver criando ou gravando, e também para quando estiver aproveitando ao lado da família.
— Percebi que meu desempenho como artista é muito melhor quando existe um equilíbrio entre os pilares vivência-criação-execução. É fácil se deixar levar pelo ritmo frenético da estrada e se perder nos detalhes que fazem toda a diferença. Quero fazer tudo com ainda mais cuidado e perfeccionismo — pondera.
Programe-se
O Planeta Atlântida será nesta sexta (3) e no sábado (4) na Saba, em Atlântida. Ainda restam ingressos à venda no site planetaatlantida.com.br, nas lojas Renner da Av. Otávio Rocha, 184, e Shopping Iguatemi, ambas em Porto Alegre, além das unidades do Novo Shopping NH, em Novo Hamburgo, do Villagio Caxias Shopping, em Caxias do Sul, e da Av. Paraguassu, 2.172, em Capão da Canoa.