Tom Zé homenageou sua amiga Gal Costa nesta nesta quarta (9), durante uma participação no programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha. A cantora baiana morreu nesta manhã, aos 77 anos.
Direto de sua casa em São Paulo, o músico disse que ficou "chocado" com a notícia.
— (O momento) Está doído, está sofrido, está em luto. Eu fico pesando em todos os outros amigos. Porque começamos juntos: eu, ela, Gil, Caetano, Bethânia. Fico pensando nessas pessoas, como tão agora abatidas. Cada um longe do outro. Se a gente estivesse perto era melhor para chorarmos juntos.
Gal, Tom Zé, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil começaram suas carreiras juntos. Quando a cantora ainda era adolescente, o grupo inaugurou o teatro Vila Velha, em Salvador, com o espetáculo Nós, Por Exemplo — em 1965, eles viajaram a São Paulo para apresentações dirigidas por Augusto Boal.
Nessa época, o grupo já reconhecia o talento ímpar de Gal.
— Eu me lembro que, no princípio de nossos encontros, a gente falava muito na afinação e na facilidade com que ela transformava qualquer música numa nova coisa, numa nova beleza, numa nova paisagem — refletiu.
Tom lembrou que, antes mesmo de conhecer Gal (que era nove anos mais jovem), ele viveu no mesmo bairro onde ela passou a infância, o Graça, em Salvador.
— (A Gal) Era uma coisa que chegava agora e era uma estilo completamente diferente. Outro universo de afinação, outro universo de beleza. E a gente tinha uma alegria interior, que parece que reinava no grupo todo, por causa daquela presença encantadora. Aquela moça, aquela criança.
Nesta quarta, uma declaração de Tom Zé a Gal Costa durante o programa Ensaio, da TV Tupi, em 1970, viralizou nas redes sociais.
— Sabe uma faca me rasgando? Um mundo se acabando? Não sei, Gal Costa cantora, Gal Costa, a mulher, a mulher terrível, a mulher linda, a noiva, a morta, a viúva, a maravilha: é muito difícil falar essas coisas — disse o jovem cantor, na ocasião. — A Gal Costa sempre me trata com choques elétricos, e eu chego pra ver ela e me arrebento por ela e me desarrumo por ela. Não sei... é sempre surpreendente. Eu nunca sei o que vai acontecer, e cada vez é como se a vida tivesse se partindo, se começando, se acabando... Gal Costa é muito maravilhosa.