Gal Gosta morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos, deixando um legado inestimável para a música brasileira. Logo após o anúncio, artistas, políticos e outras personalidades usaram as redes sociais para homenagear a artista.
A causa da morte do ícone da MPB ainda não foi revelada. Ela passou por uma cirurgia em setembro, para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita, e vinha se recuperando desde então. Gal chegou a cancelar sua participação no festival Primavera Sound, que ocorreu no último fim de semana.
Gilberto Gil fez uma publicação no Twitter dizendo estar "muito triste" e "impactado".
Maria Bethânia publicou um vídeo em seu Instagram se dizendo "em choque" com a notída da morte de Gal Costa.
— Triste demais, difícil demais. Eu nunca pensei um dia chegar a vocês para falar sobre a dor de perder Gal. O Brasil que ela sempre encantou com sua voz única, magistral, hoje, inteiro, chora. Como eu — disse Bethânia, que descreveu Gal como " uma amiga que, mesmo longe, sempre mantive a admiração e respeito".
Pelo Instagram, Roberto Carlos lamentou: " Uma tristeza muito grande."
Erasmo Carlos também prestou sua homenagem: "Sempre fiquei muito orgulhoso pelo prestígio que ela sempre me deu e cantar ao lado dela, me fez muito mais realizado".
Já Caetano Veloso falou sobre Gal durante participação no programa Estúdio I, da GloboNews. Muito emocionado, ele chamou a amiga de "a maior cantora do Brasil" e ele lembrou de uma música que compôs para ela gravar: Minha voz, minha vida.
— Ao longo dos anos compus muitas canções pra Gal cantar, a pedido dela. Ela apenas me avisava que estava fazendo um novo disco e queria canção. E tem uma canção que talvez responda a essa pergunta (sobre como definir Gal Costa): "Minha voz, minha vida/Meu segredo e minha revelação/Minha luz escondida/Minha bússola e minha desorientação/Se o amor escraviza/Mas é a única libertação/Minha voz é precisa/Vida que não é menos minha que da canção".
Nas redes sociais, Lulu Santos publicou uma foto com Gal durante participação dela no The Voice.
Rita Lee postou uma foto ao lado de Gal, chamando-a de "a garota da voz de veludo".
Zélia Duncan também lamentou a morte da colega de profissão:
Toquinho recordou momentos com a cantora. "Conheci Gal quando era a Gracinha. Filha de Mariá e grande amiga. Fica em paz minha querida Gal", escreveu.
Fábio Júnior disse estar "muito, muito triste".
Djavan também usou as redes sociais para publicar uma foto de Gal.
Maria Rita recordou momentos com a artista. "Era lindo como ela trocava comigo sobre nossos meninos, da mesma idade. Era lindo perceber seu olhar comigo. Era lindo perceber aquela força, aquele sorriso desarmado de guerra, armado de colo", escreveu.
Maria Gadú publicou uma foto com a artista. "Hoje a eternidade ganha a voz do Brasil e o nosso coração, uma dose abundante de tristeza profunda."
Teresa Cristina postou um vídeo de uma chamada com Gal pelo telefone. "Eu digo e repito quantas vezes for preciso: eu te amo, muito! Te amarei por toda a vida"