Wilko Johnson, guitarrista da banda Dr. Feelgood, que também foi ator na série Game of Thrones, morreu na segunda-feira (21), aos 75 anos. Ele faleceu em casa, em Westcliff-on-Sea, na Inglaterra. A causa da morte não foi esclarecida.
O artista foi diagnosticado em 2013 com um câncer no pâncreas, o qual optou por não tratar com quimioterapia. Na época, ele embarcou em uma turnê de despedida e voltou aos estúdios para gravar um novo álbum. Porém, após uma série de exames, foi descoberto que, na verdade, Wilko sofria de um tumor neuroendócrino raro e menos agressivo do que o diagnosticado inicialmente.
Em 2014, ele passou por uma cirurgia de 11 horas para a remoção do pâncreas, baço e partes do estômago e intestino. Após o procedimento, ele se disse curado.
— Passei por estranhas mudanças de consciência — avaliou ele, depois de receber a notícia de que a cirurgia foi bem-sucedida. — Aquele ano em que eu estava morrendo foi realmente muito bom para os shows, porque você simplesmente não se importa, não tem futuro. Simplesmente vai lá e toca, pela música. E ainda tenho isso comigo. Mas muitas das lições que aprendi estão se perdendo. Ainda não me acostumei com a ideia de pensar mais de dois ou três meses no futuro. Mas, aos poucos, estou me acostumando com a ideia de que minha vida não está acabando. Aquela experiência de um ano enfrentando a morte agora parece um sonho.
Johnson consagrou um estilo único de tocar guitarra, tornando-se uma das principais influências no movimento punk na Inglaterra. O artista ganhou fama nos anos 1970, ao lado da banda de pub rock Dr. Feelgood. Ao longo da carreira, ele tocou em parceria com Ian Dury e também fez carreira solo.
Em 2009, ele integrou o elenco de Game of Thrones, no papel do carrasco da coroa, Ilyn Payne. A cena mais marcante do personagem na série foi quando ele executou Ned Stark, no fim da primeira temporada.
O músico seguiu se apresentando nos palcos com sua turnê até o mês passado. Seu último show foi realizado em 18 de outubro, em Londres.
Segundo a BBC, a morte foi confirmada por representantes do artista.
"Esse é um anúncio que nunca gostaríamos de fazer, mas fazemos em nome de familiares de Wilko e sua banda, com o coração partido. Wilko Johnson morreu na tarde desta segunda-feira (21), em sua casa. Agradecemos pelo respeito à privacidade da família de Wilko neste triste momento", dizia a nota enviada ao veículo.