O corpo do cantor Emílio Santiago estava previsto para ser exumado na manhã desta quinta-feira (20), nove anos após sua morte, a pedido da Justiça do Rio de Janeiro. À tarde, o suposto filho do cantor, o produtor Aleksander Nunes, deve realizar um teste de DNA para confirmar ou não se é herdeiro do músico, conforme informou o jornal Extra.
Nunes tem 43 anos e aguarda desde 2013 que a Justiça lhe conceda uma autorização para fazer o teste de DNA. Em 2019, o produtor chegou a tentar arrecadar o dinheiro por meio de uma vaquinha virtual para levantar o valor de R$ 15 mil para pagar a exumação do corpo e colher material genético do cantor de MPB para fazer o exame.
O produtor foi criado pela mãe e pelo padrasto sem saber quem era o pai. Aos 26 anos, ele procurou Santiago, mas nunca foi reconhecido legalmente como filho. Os dois tampouco passaram por exames de DNA quando o cantor era vivo.
Dezoito meses após a morte do músico, em 2013, Nunes fez o primeiro teste de DNA com a meia-irmã de Santiago. O laudo apontou 63% de certeza do grau de parentesco entre eles. Tempos depois, o produtor fez outro exame comparando material genético de Santiago que teria sido guardado antes de sua morte, mas o resultado apontou apenas 12% de chance de o cantor ser pai dele.
Segundo informou o advogado do produtor ao colunista Lucas Pasin, do Uol, a exumação garantirá um resultado mais preciso:
— Assim, não haverá divergências e dúvidas em relação ao teste — disse. — O teste, dando positivo ou negativo, possibilitará que o inventário de Emílio Santiago dê sequência.