A série Ao Pé da Letra explora músicas emblemáticas produzidas por artistas do Rio Grande do Sul. Nesta edição tributo, o projeto foca em clássicos regionalistas de artistas que já partiram. O terceiro episódio da nova temporada aborda Vá Embora Tristeza, de José Mendes.
Para o terceiro episódio da série Ao Pé da Letra, GZH convidou as musicistas Ana Matielo e Clarissa Ferreira para interpretarem Vá Embora Tristeza. A canção de José Mendes faz um apelo honesto: que a tristeza e a saudade deem espaço à felicidade. Por conta de sua singeleza, a faixa lançada originalmente no disco Não Aperta Aparício, de 1968, se tornou um expoente do cancioneiro regionalista gaúcho.
Natural de Lagoa Vermelha, no norte do Estado, José Mendes foi autor de clássicos como Para Pedro, Não Aperta Aparício, As Coisas do Meu Rincão, O Roubo da Gaita Velha, entre outros. Cantor e compositor, ele também teve carreira no cinema, estrelando três filmes. Porém, teve a trajetória precocemente encerrada aos 34 anos: morreu em um acidente de carro, em 1974.