O fim de semana da serra gaúcha será marcado por novidades no campo cultural. Isso porque neste sábado (9) ocorre a primeira edição do Mátria Jazz Festival, evento sediado no novo parque de flores de São Francisco de Paula. Importantes nomes da música instrumental do Estado integram a lista de atrações do encontro, com destaque para o reencontro de Pedro Verissimo com a banda porto-alegrense Marmota Jazz. A maratona de jazz inicia às 10h30min, e seguira até as 18h.
Para abrir o evento, o Quarteto New Orleans, de Caxias do Sul, fará uma apresentação itinerante que passeará pelos jardins do parque. E no intervalo de cada show, eles voltam a circular entre os visitantes, equipados com trompete, sax alto, tuba e percussão.
No palco principal, que terá seu primeiro show ao meio-dia, Carlos Badia apresenta as canções de seu novo disco, VOO, acompanhado pelo trio Ricardo Arenhaldt (bateria), Miguel Tejera (baixo) e Leonardo Bittencourt (piano). O músico é conhecido por ser o fundador da banda Delicatessen e criador do POA Jazz Festival. Para fechar a lista de atrações, o trio feminino Blues Jazzmine, de Caxias do Sul, leva para o palco as canções de artistas como Aretha Franklin, Joss Stone e Bessie Smith.
Além de acompanhar as apresentações, o público poderá participar de oficinas de jardinagem que serão conduzidas, a parir das 11h, pela engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli. Os ingressos para o festival custam a partir de R$ 59,50 e estão disponíveis no site do Mátria Parque.
Composto por mais de 30 jardins com formatos de obras de arte, o Mátria Parque tem uma área de 50 hectares. Inaugurado em novembro de 2021, o local conta com um variado espaço gastronômico, composto por pizzaria, espaço de alimentação natural e um restaurante com deque. Dentre suas atrações, o parque tem túneis de flores, monumentos e lojas com plantas, decorações e livros.