O cantor Zé Felipe, 24 anos, está sendo processado por acusação de plágio na música Toma Toma Vapo Vapo, um dos seus hits. Conforme informação da Folha de S.Paulo, o compositor José Carlos de Lima Pereira, conhecido como Carlinhos Mutuca, abriu um processo contra o sertanejo e alega que a música que fez sucesso nas plataformas digitais é, na verdade, uma cópia da ideia que ele teve com a canção Vip Vap.
— O vapo vapo tem o mesmo duplo sentido do vip vap. Vip Vap é uma música muito conhecida, que tocou em rede nacional, que eu cantei no Marcos Mion, na rede Record, e no Programa do Ratinho, no SBT. Estou entrando na justiça para tirar minha dúvida, fazer uma perícia e descobrir se é plágio ou se não é plágio. Porque se for plágio, eu quero receber meus direitos autorais — disse o compositor em vídeo no instagram.
Ainda de acordo com a Folha, o Tribunal de Justiça de São Paulo confirma que o caso foi registrado na Comarca de Bragança Paulista e que o autor quer receber R$ 30 mil caso seja confirmado o plágio.
A assessoria de Zé Felipe informou que a equipe e o cantor estão cientes do processo. "O departamento jurídico está elaborando defesa e comprovando que inexiste razão no mérito do pedido, como também que o Zé Felipe é apenas o intérprete da música (cantor)", afirmou em comunicado. Além disso, a assessoria ressaltou que as demais questões devem ser tratadas com as gravadoras e produtoras envolvidas.
A música Toma Toma Vapo Vapo tem quase 200 milhões de visualizações no YouTube. A canção foi um dos seis hits do cantor que entrou para o top 50 das plataformas musicais de 2022.